Página inicial > São Vicente do Sul > Laboratório de Solos mantém conceito A no controle de qualidade da ROLAS
Notícias São Vicente do Sul

Laboratório de Solos mantém conceito A no controle de qualidade da ROLAS

Publicado em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h29 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Laboratório de Análises de Solos do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, após a conclusão das avaliações, mantém-se com o selo de qualidade da R.O.L.A.S. - Rede Oficial de Laboratórios de Análises de Solos e Tecido Vegetal do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme relatório parcial da entidade, a exatidão é superior a 90% nos resultados analíticos emitidos pelo laboratório, o que o classifica como conceito A. O Programa de Controle de Qualidade da ROLAS é gerenciado pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, através de sistema desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (Embrapa Trigo).

Para verificação da exatidão e obtenção do selo de qualidade, o laboratório recebe - mensalmente - amostras externas para análise. Os resultados obtidos para cada parâmetro são comparados com resultados dos demais laboratórios credenciados na rede, a fim de comprovar os valores. O laboratório também passa por vistorias onde são avaliadas as condições de vidrarias, equipamentos, armazenamento de reagentes.

Além disso, servidores do laboratório participam da reunião anual da ROLAS, para atualização das metodologias e dos procedimentos analíticos empregados nas determinações. Este ano, o encontro aconteceu no dia 6 de dezembro, em Cachoeirinha/RS, e contou com a participação do engenheiro agrônomo Evandro Jost, coordenador de Produção do Campus SVS.

O laboratório realiza cerca de 1.500 análises por ano, divididas em análises químicas e físicas, contemplando não só as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus São Vicente do Sul, mas também os atendimentos a demandas de produtores rurais da região. Desde 2011, ele participa do Programa de Qualidade da ROLAS, mantendo-se no conceito A há 6 anos.

Para mais informações sobre os serviços prestados, ligue para (55) 3257-4156.