Página inicial > São Vicente do Sul > II Feira de Ciências Interdisciplinar e I Mostra das PeCC's
Notícias São Vicente do Sul

II Feira de Ciências Interdisciplinar e I Mostra das PeCC's

Publicado em Terça, 13 de Novembro de 2018, 13h46 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde da última terça-feira, dia 6 de novembro, a comunidade escolar pode conferir a 2ª edição da Feira de Ciências Interdisciplinar do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. O evento reuniu projetos científicos realizados pelas turmas dos 1º anos do Ensino Médio, com o suporte didático dos acadêmicos dos cursos de licenciatura matriculados na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC).

No total, 38 projetos experimentais foram apresentados, sendo a oportunidade marcada, principalmente, pela criatividade e empenho dos alunos participantes. O evento foi coordenado pelas professoras Eliziane da Silva Dávila e Ediane Machado Wollmann e organizado pelas turmas BIO 7 e QUI 5. Os licenciandos finalistas participaram do planejamento da atividade e outros na orientação pedagógica dos experimentos junto às turmas. Na abertura, a Feira de Ciências foi agraciada pela apresentação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santiago/RS.

Os alunos realizaram apresentação para uma banca de avaliadores, que, além de professores do campus, era composta por docentes de escolas das cidades de Cacequi e São Vicente do Sul; e por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Eles levaram em consideração aspectos como, por exemplo: relevância científico-tecnológica; caráter investigatório; contexto socioeconômico e biológico; criatividade; domínio e clareza na explicação; postura e identificação do grupo; além de analisarem se a proposta condizia com o experimento e se contemplava duas disciplinas ou mais.

Premiação Feira de Ciências

• 1º lugar: "Tratamento de esgoto e qualidade da água”, de alunos integrantes da turma ADM A.
  • 2º lugar: “O uso de defensivos agrícolas naturais alternativos para o controle populacional de insetos”, de alunos integrantes da turma AGRO D.
  • 3º lugar: "Alface e suas variações quanto a adubação”, de alunos integrantes da turma AGRO A.

I Mostra das PeCCs

À noite, aconteceu a I Mostra das PeCCs, reunindo 29 trabalhos de acadêmicos(as) das licenciaturas do campus que apresentavam os resultados das práticas pedagógicas que eles(as) desenvolvem em tais cursos. Essas práticas geralmente são trabalhadas dentro das disciplinas e aplicadas em escolas da região, bem como em turmas do ensino integrado do IFFar-SVS.

O evento é oriundo de um projeto de Pesquisa e Extensão que visa pesquisar como as PeCCs (Disciplinas de Práticas enquanto Componentes Curriculares) estão sendo inseridas no currículo das licenciaturas em Química e em Ciências Biológicas, a fim de detectar possíveis melhoras e contribuições para melhor inserção das mesmas como prevê a Lei. Tal projeto é coordenado pela profª Ediane Machado Wollmann e conta com a colaboração da profª Eliziane Dávila e de bolsistas.

Os trabalhos também foram avaliados, o que foi feito por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, da UFSM.

Premiação I Mostra das PeCC's

• 1º lugar: " A perspectiva docente sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, de Tamires Franco Conti (BIO 07).
  • 2º lugares: " Interdisciplinaridade entre a Geologia e o Ensino de Ciências”, de Graciele Carvalho de Melo (BIO 07); e “Viabilidade do uso de insetos como controle biológico na agricultura: Um estudo por investigação”, de Márcia Parizi (BIO 7).
  • 3º lugar: “Em busca da inclusão: Um relato de casos do IFFAR-SVS”, de Bibiana Kaiser Dutra (BIO 09).

Veja mais fotos aqui na página oficial do Campus no Facebook.