Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto de ensino do jiu-jítsu concede graus na faixa branca a cinco alunos
Notícias São Vicente do Sul

Projeto de ensino do jiu-jítsu concede graus na faixa branca a cinco alunos

Publicado em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 14h14 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na manhã do dia 26 de setembro, cinco estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul receberam graus na faixa branca de jiu-jítsu, através do projeto de ensino "Ensino e Treinamento das Lutas", coordenado pelo professor Cleiton Correa. Desde março, o projeto vem proporcionando aos alunos um espaço para a prática de jiu-jítsu, na intenção de auxiliá-los a incorporar um estilo de vida ativo em suas rotinas.

Na oportunidade, Kauan Freitas e Lorran Trindade Costa receberam dois graus na faixa branca; enquanto Darlan Kralic, Renato Costa e João Amadeu Lopes Cabral, um grau. O conteúdo de lutas é um dos conteúdos obrigatórios da educação física que - além dos esportes, ginástica e das danças - está sendo contemplado no Campus SVS.

O prof. Cleiton conta que, dentro da Educação Física escolar, levar o conteúdo estruturante lutas para os adolescentes foi algo novo. “Apesar de a maioria já ter o conhecimento que se tratava de uma modalidade de luta, nunca o tinham visto dentro do ambiente escolar. Assim, eles puderam ter contato, conhecer e vivenciar um pouco; e até conseguir o primeiro grau na faixa branca”.

Saiba mais sobre o ensino do Jiu-jitsu:

O Jiu-jítsu é como um grande tabuleiro de xadrez humano, tal a sua complexidade de movimentos e suas inúmeras combinações. O seu aprendizado se desenvolve através da parte cognitiva e psicomotora do aluno, onde o professor demonstra os fundamentos básicos através das repetições como referência de movimentos. Os conhecimentos são absorvidos pelo aluno, onde começa o entendimento do jogo e o momento da criação de combinações destes movimentos, havendo uma adequação ao biótipo do praticante. Por isso, não se deve estabelecer um aprendizado limitado a hierarquia de faixa. O conteúdo de golpes e fundamentos é ensinado progressivamente de acordo com a capacidade de rendimento do aluno assíduo, mais técnico e melhor físico e emocionalmente preparado, apesar de qualquer cor de faixa.