Página inicial > São Vicente do Sul > IF FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL REPRESENTADO NO EVENTO DE LANÇAMENTO DO PROJETO "ESTRATÉGIAS DE MANEJO ASSOCIADAS A RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS DA CANOLA EM LAVOURAS BRASILEIRAS". REALIZADO EM PASSO FUNDO-RS
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 01 de Junho de 2016, 10h18 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Canola mais eficiente: projeto busca melhorar desempenho da cultura nas lavouras.

A canola tem ganhado espaço nos cultivos de inverno como alternativa para compor sistemas agrícolas de produção de grãos em diferentes regiões do País. Entretanto, nos últimos dez anos a produtividade média estabilizou em torno de 1500 kg/ha, patamar distante do potencial de rendimento de grãos da cultura (4500 kg/ha), e muito próximo da margem de liquidez econômica, o que coloca em risco a viabilidade econômica da cultura. Desenvolver e indicar soluções técnico-científicas que melhoram o desempenho agronômico da canola, potencializando o uso dos recursos do ambiente e de insumos, é o principal objetivo do projeto de pesquisa desenvolvido pela Embrapa Trigo.

O projeto "Estratégias de manejo associadas a respostas ecofisiológicas da canola em lavouras brasileiras" iniciou neste ano, com previsão de gerar informações e novos conhecimentos até 2020. Liderado pela Embrapa Trigo, o trabalho conta com colaboradores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Tangará), Instituto Federal  Farroupilha (IFFAR-São Vicente do Sul), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Toledo/PR), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). "Nosso objetivo é gerar informações que subsidiem a tomada de decisão segura pelo produtor rural, através de indicadores para tornar a canola mais eficiente no aproveitamento de recursos do ambiente e na expressão do potencial produtivo da cultura, em distintos locais de cultivo", explica o pesquisador Jorge de Gouvêa, coordenador do projeto.

O professor Ivan Maldaner, representante do (IFFAR-SÃO VICENTE DO SUL), apresentou palestra, no dia 27 de maio de 2016, com o seguinte tema: “RESULTADOS PRELIMINARES DA CULTURA DA CANOLA EM ÁREAS ÚMIDAS”, relatando os resultados de experimentos com a cultura da canola que vem sendo conduzidos desde o ano de 2014 em São Vicente do Sul e na Universidade Federal de Santa Maria.

Uma forma de usar essas áreas sujeitas ao alagamento é a realização de sistemas de drenagem, da mesma forma que tem sido viabilizado o cultivo de soja em áreas antes usadas apenas para cultivo de arroz, conforme os experimentos conduzidos pelo professor Ivan Maldaner no IFFAR-Campus São Vicente do Sul. Outra forma de minimizar o problema é o uso de genótipos tolerantes ao excesso hídrico do solo e que se desenvolvam nessas condições sem perdas significativas de produtividade, a exemplo dos híbridos cultivados na China.

Os conhecimentos gerados com o projeto deverão servir de base para publicações científicas e outras formas de divulgação que ampliem o volume de informações técnicas disponíveis sobre a canola. "Esperamos que o projeto traga novas perspectivas à cultura para assegurar a expansão da canola no Brasil", conclui o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira.