Página inicial > Santa Rosa > Aula inaugural da Licenciatura em Matemática teve lançamento de livros, palestra e apresentação dos novos membros do Centro Acadêmico
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h43 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Na quarta-feira, dia 27/03, o curso de Licenciatura em Matemática do IFFar - Campus Santa Rosa realizou a Aula Inaugural, com a presença dos acadêmicos e alunos egressos do curso, alunos egressos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e professores de Matemática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Santa Rosa.

Inicialmente foi apresentada ao público a nova composição do Centro Acadêmico da Licenciatura em Matemática (CALMA) para o ano de 2024, sendo este constituído pelos seguintes membros: Débora Cristina Schein Henz (Presidente), Maria Vitória Moresco Dalcin (Vice-presidente), Natine Duana Zander Burgin (1ª Secretária), Eduarda Rubert (2ª Secretária), Gabriela Knob Cabral (1ª Tesoureira), Gabriela Höffling de Paula Neto (2ª Tesoureira), José Henrique Denardin (Secretário Acadêmico), Franciele Naiara Schmidt (Diretora de Esportes e Lazer), Gabriel Busnello Becker (Diretor de Cultura), Stéfani Eduarda Hermes Bortolini (Diretora de Formação) e Bruna Alberti (Diretora de Divulgação).

SR _membros CALMA .jpg

Foto: Componentes do Centro Acadêmico da Licenciatura em Matemática (CALMA) foram apresentados durante a Aula Inaugural.

Posteriormente foram instigadas reflexões mediante a palestra da Professora Dra. Isabel Koltermann Battisti, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), intitulada “Formação e constituição do Professor de Matemática: quais aspectos mostram-se como condição a estes processos?”, a qual trouxe para discussão o processo de ensinar e aprender Matemática nos atuais e diferentes contextos escolares.

Para finalizar a programação rica e diversificada da noite, ocorreu o lançamento de novos livros da Série Educação Matemática: Pesquisas e Práticas, emergidos de produções no curso de Licenciatura em Matemática e da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática, num trabalho colaborativo entre professores formadores, acadêmicos e pós-graduandos. Tendo como organizadoras as professoras Analice Marchezan, Cláudia Maria Costa Nunes, Daiani Finatto Bianchini, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz, Lucilaine Goin Abitante e Mariele Josiane Fuchs, as obras lançadas foram: (1) “Vivências com a Modelagem Matemática em Situações de Ensino e Aprendizagem”; (2) “Ressignificando o processo de avaliação em aulas de Matemática a partir da Análise de Erros”; e (3) “Educação Matemática: a interdisciplinaridade em ação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.