Página inicial > Santa Rosa > Ações de extensão podem ser cadastradas em fluxo contínuo
Notícias Santa Rosa

Ações de extensão podem ser cadastradas em fluxo contínuo

Publicado em Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 10h12 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Encontra-se aberto o período para cadastro, em fluxo contínuo, de ações de extensão a serem desenvolvidos no Instituto Federal Farroupilha.

O cadastro das ações de extensão será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão (SIGAA), módulo extensão. Os projetos devem conter, obrigatoriamente, o nome de um(a) aluno(a) e de um(a) coordenador(a), que precisa ser servidor efetivo do IFFar. Além desses, os projetos podem contar com colaboradores.

As ações de extensão propostas devem alinhar-se às áreas e às linhas temáticas da extensão, descritas no anexo I do edital nº 002/2017.

Poderão ser cadastradas as seguintes ações:

• Programa – entendido como o conjunto de ações coerentes articuladas ao ensino e à pesquisa e integradas às políticas institucionais da Instituição, direcionadas às questões relevantes da sociedade, com caráter regular e continuado.
  • Projeto – definido como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico, e que cumpra o preceito da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência mínima de 3 (três) meses.
  • Curso – ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, seja para cursos livre de extensão, formação inicial ou continuada, planejada para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.
  • Cursos Livres de Extensão – cursos com carga horária mínima de 8 horas e inferior a 160 horas.
  • Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) – também denominados Cursos de Qualificação Profissional. Esses cursos podem se apresentar de duas formas: formação inicial; formação continuada.
  • Evento - definido como uma ação de interesse técnico, social, científico, artístico e esportivo: campanhas em geral, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, debate, encontro, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, dia de campo, seminário, simpósio, torneio, entre outras manifestações, que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos.

Todas as informações sobre o cadastro podem ser encontradas no edital nº 002/2017 - cadastro de ações de extensão

Fonte: Ascom Reitoria