Página inicial > Santa Rosa > Campus promove o 3º Encontro de Formação Continuada de Professores de Matemática da Rede de Ensino Municipal de Santa Rosa
Notícias Santa Rosa

Publicado em Terça, 28 de Novembro de 2023, 17h02 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Na terça-feira (21), o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Santa Rosa, desenvolveu o 3º encontro de formação com os professores da área de Matemática, atuantes nas escolas da  Rede Municipal de Ensino.

Neste encontro, organizado por professoras do Curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com seus acadêmicos do 8º semestre, os professores puderam vivenciar dois momentos. No primeiro, foi desenvolvida uma oficina pedagógica abarcando a unidade temática de Estatística pelo viés da metodologia da Investigação Matemática aliada ao uso de planilhas eletrônicas, com vistas às orientações da Base Nacional Comum Curricular para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

No segundo momento, oportunizou-se um diálogo acerca do processo de ensinar e aprender Matemática, considerando as experiências emergidas dos encontros formativos e os reflexos disto na prática docente de cada professor. Nele, os professores puderam avaliar a proposta de formação, considerando os conteúdos matemáticos abordados, a maneira organizacional das oficinas e os modos com que cada formação foi desenvolvida com olhar para as escolhas metodológicas.

Segundo a coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, professora Mariele Josiane Fuchs, o curso de formação continuada para professores de Matemática teve seu encerramento marcado por projeções de trabalho futuro para o ano de 2024, com o propósito de que os encontros sejam desenvolvidos mensalmente numa perspectiva de formação permanente dos professores, de modo a instigar (re)pensares sobre as ações docentes desenvolvidas nas escolas, ao mesmo passo que professores formadores, professores das escolas de educação básica e acadêmicos em formação inicial possam ressignificar estes momentos como espaços colaborativos de constituição docente.