Página inicial > Santa Rosa > Estudantes de Mecatrônica desenvolvem ideias inovadoras em Projeto de Ensino
Notícias Santa Rosa

Estudantes de Mecatrônica desenvolvem ideias inovadoras em Projeto de Ensino

Publicado em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 11h33 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Entre os dias 18 a 26 de outubro, em cinco turnos de intenso trabalho, os alunos do 2º ano de Mecatrônica da instituição se envolveram em um emocionante desafio: o Projeto de Ensino denominado Laboratório de Ideias e Soluções.

O responsável por coordenar esse projeto dinâmico foi o professor Rodrigo Soder, com a colaboração de diversos docentes de áreas multidisciplinares. Inspirados por metodologias ágeis, como a SPRINT, os estudantes mergulharam na compreensão de problemas e geração de novas ideias.

Um ponto essencial desse projeto foi a colaboração da Fratelli Energias Renováveis, em particular, seu Diretor Presidente, Moacir Locatelli. A empresa desempenhou um papel crucial no desenvolvimento das propostas.

Além disso, a Cemacon Sistemas uniu-se ao trabalho na fase final do projeto, fortalecendo as bases para as soluções a serem propostas.

Os estudantes se dividiram em seis grupos, concentrando seus esforços no desenvolvimento de soluções voltadas para tecnologias de veículos elétricos, bem como em toda a cadeia de produção relacionada a esses automóveis.

Ao final, a proposta da equipe BRAS foi reconhecida pelos avaliadores como a mais bem desenvolvida, entretanto, é importante ressaltar que todas as ideias apresentadas mostraram potencial de inovação e originalidade.

Este é apenas o início de uma jornada mais ampla. O projeto continua sua trajetória, buscando a continuidade das pesquisas. Em parceria com a Fratelli e outras empresas e instituições, o intuito é aprimorar os resultados e estimular a geração de soluções ainda mais eficazes, relacionadas ao universo do carro elétrico e toda sua cadeia de valor.

Esse evento não apenas destaca a criatividade dos estudantes, mas também demonstra o potencial de parcerias estratégicas entre a academia e o setor empresarial na promoção da inovação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para um futuro mais sustentável.