Página inicial > Santa Rosa > Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo propõem intervenções na Casa da Xuxa
Notícias Santa Rosa

Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo propõem intervenções na Casa da Xuxa

Publicado em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 15h54 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os acadêmicos do 7º semestre do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo apresentaram aos representantes do Poder Municipal os resultados dos exercícios projetuais desenvolvidos na disciplina de Projetos Integrados III, sob orientação dos professores Ana Cláudia Böer Breier, Ana Luiza Enders e Valter Antônio Senger. Durante o semestre, os alunos exercitam a prática projetual em situações de intervenção arquitetônica em preexistências com interesse patrimonial. Nesta edição da disciplina, os alunos foram desafiados a propor alternativas que qualifiquem a Casa da Xuxa, em Santa Rosa. A edificação, datada de 1957, tem papel fundamental para a identidade da cidade.

As propostas buscaram manter as atividades de exposição do acervo da artista, já desenvolvidas no local, no entanto, agregando outros serviços estratégicos para gerar maior atratividade ao espaço, como cafés, coworkings e espaços de lazer e convivência.

A apresentação das propostas ocorreu no final do mês de junho, no Bloco Pedagógico 2 do IFFar Campus Santa Rosa e contou com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Prefeitura Munnicipal de Santa Rosa.

Por tratar-se de uma atividade acadêmica, mas com vocação extensionista, os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre foram doados aos demandantes e recebidos, no dia 12 de agosto, pelo Sr. Paulo Robertho Coelho, Gerente de Fomento Turístico. As etapas de desenvolvimento das propostas de projetos vinculam-se com uma demanda externa trazida pelas referidas secretarias, alinhando-se com a ementa da disciplina.

Ascom, com informações da professora Ana Luiza Enders.