Página inicial > Santa Rosa > Apresentação de TCC da Especialização em Educação Matemática marca a fase de finalização do curso
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 13 de Junho de 2022, 16h49 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Na terça-feira (07/06), foi realizada a primeira banca de defesa de TCC da Especialização Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pós-graduanda Ana Cláudia Pires de Oliveira Bueno, aluna egressa do curso de Licenciatura em Matemática do IFFar, apresentou o trabalho intitulado “Experienciando a Investigação Estatística nos Anos Iniciais numa Perspectiva Interdisciplinar”, sob orientação da professora Ma. Mariele Josiane Fuchs e coorientação da professora Ma. Daiani Finatto Bianchini, com banca examinadora composta por estas, juntamente com as professoras Ma. Analice Marchezan e Ma. Cláudia Maria Costa Nunes.

Pos Matem 1.jpeg

Foto: A pós-graduanda Ana Cláudia (centro) com as integrantes da banca em noite de apresentação do TCC

Confira no depoimento da pós-graduanda Ana Cláudia os aprendizados e impacto do curso em sua vida: “A vivência interdisciplinar oportunizada por este Curso de Pós-Graduação enriqueceu meu processo contínuo de aprendizagem, ampliando possibilidades para minha atuação docente como professora de Matemática; instigou a destinar olhares para o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vislumbrando a importância do trabalho interdisciplinar com a Matemática nessa etapa da escolarização para as demais da Educação Básica. Vivenciei uma ótima interação entre colegas e um processo formativo materializado por um grupo de professores das mais diversas áreas do conhecimento”.

Esta é a 1ª edição do curso de Pós-Graduação que teve início em abril de 2021 e possui duração de 18 meses. Atualmente, o curso encontra-se na etapa de finalização mediante o módulo de Planejamento e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o qual visa estruturar uma pesquisa, com intervenção à campo, baseada no planejamento e desenvolvimento de uma prática profissional interdisciplinar, capaz de demonstrar o conjunto de aprendizados construídos no decorrer do curso.

Segundo a professora Ma. Mariele Fuchs, o curso cumpre com seu objetivo de contribuir para a leitura, compreensão e interpretação da linguagem matemática, na perspectiva de que a construção do conhecimento ocorra por meio de um processo participativo e significativo, implementando uma prática interdisciplinar que venha ao encontro das demandas deste nível de ensino e das partes conceituais matemáticas nele abordados, atendendo ao proposto pela Base Nacional Comum Curricular.