Página inicial > Santa Rosa > Patrimônio Cultural de Santa Rosa é tema de e-book
Notícias Santa Rosa

Patrimônio Cultural de Santa Rosa é tema de e-book

Publicado em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 16h49 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Estimular vivências entre a comunidade santa-rosense e seus bens culturais, fomentando novas leituras sobre a história, a memória e a arquitetura locais: este é o objetivo do e-book “Vamos Descobrir? Cartilha sobre o Patrimônio Cultural de Santa Rosa/RS”.

Capa E-book Manu.png

O material é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido por alunos e professores do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa
Rosa, através do projeto de extensão “Santa Rosa e suas Paisagens Culturais: Conhecer para Valorizar o Patrimônio Cultural Local”. Desde 2018, o projeto se articula como ação extensionista e já promoveu uma série de atividades na cidade, buscando valorizar e preservar o patrimônio cultural santa-rosense. Em 2020 e 2021, no contexto de ensino remoto, o grupo se organizou para transformar as programações do projeto em um e-book voltado aos professores da educação básica, com vistas a proporcionar materiais paradidáticos que estimulem novas reflexões sobre o patrimônio cultural local.

As atividades reunidas no e-book foram concebidas como apoio principalmente para o estudo da história de Santa Rosa/RS, de sua evolução urbana e dos aspectos importantes da arquitetura da nossa cidade. As atividades e as temáticas apresentadas no material podem ser exploradas em diferentes momentos do processo formativo, no entanto, cabe destacar sua pertinência para os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Cada atividade conta com uma breve descrição, que destaca os objetivos, o público-alvo e algumas sugestões para seu uso em sala de aula. O material está organizado de forma a alcançar públicos de diferentes idades e, por isso, o e-book oferta desde desenhos para colorir até jogos mais complexos, assim como alguns roteiros que podem ser realizados de forma autoguiada com as turmas.

O e-book traz, primeiramente, atividades que abordam o conceito de Patrimônio Cultural de forma bem ampla: o que é, seus tipos e características, tendo como limite de abordagem a escala nacional. Ou seja, as atividades apresentam exemplos de outros estados e regiões, para que os alunos possam compreender, em escala macro, a temática em debate. São atividades mais simples, como caça-palavras, cruzadinha, jogo de memória e desafios de classificação e identificação de elementos. A seguir, o foco é debater o Patrimônio Cultural em escala local: edificações para colorir, linha do tempo, jogos sobre estilos arquitetônicos, quebra-cabeças e um jogo de tabuleiro sobre a cidade de Santa Rosa. Para finalizar, três passeios guiados em pontos diferentes da cidade: os bairros Sulina e Cruzeiro e parcela do centro da cidade.

O e-book foi escrito pela professora Manuela Ilha Silva, pelo acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Felipe Mohler e pelos arquitetos egressos Vanessa Gertz e Vitor Haab e está disponível no Repositório Institucional Digital Arandu.

Ascom/Informações: professora Manuela Ilha Silva