Página inicial > Santa Rosa > IFFar Campus Santa Rosa terá novo curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Notícias Santa Rosa

IFFar Campus Santa Rosa terá novo curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Publicado em Quarta, 07 de Julho de 2021, 17h54 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Técnico em Mecatrônica gratuito será ofertado em 2022

Estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental em Santa Rosa e região terão mais uma opção de curso técnico gratuito, integrado ao ensino médio: o Técnico em Mecatrônica. O IFFar  Campus Santa Rosa, que já oferta os Técnicos em Edificações e Móveis, ofertará 35 vagas no Processo Seletivo 2022 para o novo curso.

Eletromecânica prensa pneumatica.jpeg

Foto: Alunos do curso Técnico em Eletromecânica Subsequente apresentam trabalho desenvolvido no laboratório

O Técnico em Mecatrônica destaca os processos industriais. Os alunos serão preparados para projetar, instalar e operacionalizar equipamentos automatizados e robotizados, integrando equipamentos mecânicos e eletrônicos, e também, gerir projetos, processos produtivos e equipes. “A automação é realidade em todos os pilares de produção atualmente", ressalta um dos professores da equipe responsável pela elaboração do projeto do curso, Alcedir Finkler. "O mercado de automação industrial global cresce cerca de 6% ao ano e movimenta bilhões de reais, assim como o setor industrial da nossa região também tem recebido investimentos em tecnologia de forma a aumentar a produção e melhorar a competitividade, mas encontra gargalo na mão de obra qualificada", explica ele.

A criação do curso foi aprovada na reunião do Conselho Superior do IFFar no dia 18 de junho. A diretora de Ensino, Raquel Ghellar Canova, diz que este é um curso muito esperado e que certamente terá uma boa procura, sabendo da importância histórica do setor metal-mecânico para a cidade e região. "O caráter multidisciplinar do curso apresenta na sua grade curricular um conjunto de conhecimentos de formação da área, proporcionando a qualificação dos alunos conforme as exigências profissionais hoje necessárias para atuar nesta área ou seguir com seus estudos."

O curso Técnico Integrado em Mecatrônica tem a duração de 3 anos e acontece em turno integral, com aulas ministradas de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde. Nessa forma de educação profissional são contemplados os conteúdos de formação técnica e os de formação geral, alinhando teoria e prática e integrando ensino, pesquisa e extensão. Ao concluir a formação, o aluno obterá o certificado de conclusão do Ensino Médio e de Técnico em Mecatrônica. O egresso estará apto a projetar, instalar e operar equipamentos automatizados em todos os níveis e complexidade de processos e produtos, realizar programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados em processos de manufatura e reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

A diretora-geral do Campus, Analice Marchezan, explica que a oferta desta formação é fruto de um esforço conjunto entre o IFFar e entidades como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa (SIMMERS), a ACISAP, a Agência de Desenvolvimento Fronteira Noroeste e o Sindicato das Indústrias de Construção e do Mobiliário do Noroeste do RS (Sinduscom). “Analisamos as demandas do meio produtivo e as condições existentes para viabilidade deste curso: a infraestrutura de laboratórios, equipamentos, salas de aula, a disponibilidade de carga horária dos docentes da área, e certamente teremos mais um curso de extrema qualidade ofertado pelo Campus".