Página inicial > Santa Rosa > Grupo Sentinela Farroupilha promove o tradicionalismo através da dança virtual
Notícias Santa Rosa

Grupo Sentinela Farroupilha promove o tradicionalismo através da dança virtual

Publicado em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 16h00 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Resiliência: essa é a palavra que ganhou valor durante este período de pandemia. Resiliência também foi a característica que marcou o trabalho do Grupo de Danças Sentinela Farroupilha, do IFFar – Campus Santa Rosa, no ano de 2020. Juntamente com os novos desafios do distanciamento social, surgiram novas oportunidades de aprender e de cultivar a tradição gaúcha. Mesmo sem ensaios e apresentações artísticas presenciais, a dança animou tardes de encontros virtuais e ganhou espaço em forma de vídeo.

Orientados pela instrutora Gianna Kettner de Carvalho, os estudantes ensaiaram, cada um em sua casa, o “Tatu de Castanholas”. Depois, movimento, música e indumentária tornaram-se uma bela apresentação pelo emprego da tecnologia. O estudante Vitor Zottis Arend fez a edição do vídeo, integrando o cenário de cada um, exaltando a dança de um grupo. Por meio da internet e dos eventos artísticos virtuais, essa dança alcançou o público. A cada evento, a cada apresentação da dança virtual, a emoção e o orgulho da cultura gaúcha se manifestavam.

Desta forma, a dança tradicional gaúcha esteve representada pelo Grupo Sentinela Farroupilha, nos seguintes eventos: Arte em Rede: Tramas e Conexões; VIII Mostra Cultural do IFFar; Live das Invernadas do CTG Rancho da Amizade; Live da Semana Farroupilha do IFFar Campus Santa Rosa; Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP). Para 2021, destaca-se o desejo de que a integração e a aprendizagem por meio da dança sejam possíveis de forma presencial. Mas, enquanto isso, fica o convite para o exercício da resiliência e da integração por meio do vídeo.

Texto: professora Graciele Welter