Página inicial > Santa Rosa > IFFar – Campus Santa Rosa alcançou posição de destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 20h16 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A obtenção da nota 6,7 coloca a unidade na 16ª posição na comparação com outras escolas públicas de Ensino Médio do país e em 1º lugar na cidade de Santa Rosa.

O IFFar – Campus Santa Rosa teve destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O Campus alcançou a nota 6,7 na avaliação divulgada no dia 15 de setembro de 2020, pelo Ministério da Educação (MEC). Esse índice coloca a instituição na 1ª posição na comparação com outras escolas públicas e privadas de Ensino Médio do município de Santa Rosa. A nota garantiu também a 3ª melhor nota do estado, empatado com o Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Porto Alegre.

Edit10.jpg

Foto: Turma do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio (2020)

Para a diretora-geral do Campus Santa Rosa, Renata Rotta, o bom desempenho é resultado do comprometimento de alunos e servidores na rotina de estudos e atividades. “Estamos muito felizes com o resultado do índice do Ideb, em que o Campus Santa Rosa ocupa um lugar de destaque nacional. Esse resultado evidencia a soma de esforços de toda a comunidade acadêmica no compromisso com a educação pública e o crescimento da instituição. Ressaltamos a importância de que cada recurso aplicado em nosso campus seja recebido com compromisso e transformado em qualidade de vida, desenvolvimento e excelência”.

De forma geral, a rede pública do Brasil alcançou índice de 3,9 em 2019 e a rede particular 6,0, isso rendeu ao Ensino Médio do país um índice geral (considerando todas as redes) de 4,2. Ao comparar o índice alcançado pelo Campus com a nota do Ideb do Brasil e do Rio Grande do Sul é possível ter uma dimensão da importância do resultado. A diretora de Ensino do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan, cita a transversalidade do currículo, o tempo integral de estudos, as políticas de ações afirmativas e o apoio de assistência estudantil para o êxito e desenvolvimento de habilidades dos estudantes. “O Técnico Integrado ao Ensino Médio, modalidade ofertada pelo campus, possibilita que o aluno potencialize o aprendizado. E através da iniciação científica, da prática laboratorial e dos estágios, ele desenvolva habilidades complexas. Como o período de tempo que o aluno passa na instituição é prolongado, acaba desenvolvendo a colaboração, foco, disciplina e criatividade”, afirma Analice Marchezan.

MoiT8.jpg

Foto: Alunas do Técnico em Móveis aproveitam o intervalo entre as aulas (2019)

O Campus Santa Rosa oferta à comunidade, desde 2010, educação profissional e tecnológica, por meio de cursos de ensino técnico integrado e subsequente ao ensino médio, de graduação e pós-graduação. A instituição, além disso, atua em diversas áreas na sociedade, desenvolvendo projetos sociais, de ensino, de pesquisa e de extensão.

Confira alguns resultados do IFFar – Campus Santa Rosa no Ideb 2019*:

1° lugar  entre todas as escolas de Santa Rosa;
3ª melhor média entre as escolas públicas do RS;
2° lugar entre os Institutos da Rede Federal de Ensino (IFs) no RS;
4° lugar entre os Institutos da Rede Federal de Ensino (IFs) no Brasil;
16° lugar no país, considerando as escolas públicas;
8° lugar no país, considerando as instituições federais.

*Dados: Direção de Ensino Fonte: Inep/Mec
Assunto(s): ,