Página inicial > Santa Rosa > Cuide-se em Casa: organização da rotina de estudos durante as atividades remotas
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quinta, 16 de Abril de 2020, 15h50 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A suspensão das atividades presenciais, em função da disseminação do novo Coronavírus e da consequente necessidade de isolamento social, impactou a rotina de estudantes e servidores, exigindo a reorganização e a adaptação de atividades do dia a dia. A técnica em assuntos educacionais do IFFar, Tatiana Rosa da Silva, apresenta dicas e materiais para otimizar o tempo e colaborar na organização da rotina de estudos em tempos de pandemia. Confira no final da notícia os links dos materiais de apoio.

em_casa_3_Prancheta_1_791x438-equal.png

Além de atuar no Setor de Assessoria Pedagógica do Campus São Vicente do Sul, Tatiana é aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede pelo IFFar. Em sua pesquisa de mestrado, Tatiana investiga os desafios dos processos de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, buscando traçar estratégias de enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes a fim de colaborar com novas perspectivas de pensar e agir em nível institucional. A dissertação conta com a orientação da professora Drª. Marcele Ravasio.

A pesquisadora também investiga na dissertação a influência dos estudos na vida dos estudantes como um todo. “A organização da vida escolar reflete em outras etapas da vida. A aptidão de se organizar e estudar são inerentes a cada pessoa e também é um processo que pode ser aprendido, pois é um procedimento ativo e contínuo”, destaca.

Fatores que dificultam e facilitam a aprendizagem

A pesquisa ainda está em fase de finalização, prevista para o fim desse semestre, mas já traz resultados importantes para a compreensão dos processos de aprendizagem no grupo investigado. Por meio da aplicação de questionários com 200 estudantes, foram elencados como fatores que dificultam a aprendizagem: desatenção e falta de concentração, desinteresse, prostração em aprender, procrastinação, entre outros. Já foco e interesse, dedicação e esforço e qualificação dos professores foram alguns dos fatores elencados como facilitadores desse processo.

Quanto à organização e planejamento de estudos, a pesquisa aponta que os estudantes apresentam formas variadas de encarar a questão: alguns não apresentam rotinas de estudo, não se planejam para estudar ou estudam apenas para as provas, enquanto que outros estabelecem prioridades, elaboram resumos e esquemas, montam cronogramas e organizam calendários.

"Saber se planejar é fundamental para a construção do conhecimento"

Como produto final do mestrado, Tatiana irá elaborar uma Apostila de Orientação aos Estudos, que ainda está em desenvolvimento. Além disso, um Folheto de Orientações de Estudos em Casa também foi organizado para ser disponibilizado aos estudantes. “O Folheto traz orientações e dicas de estudo, porque se espera que o estudante no ensino médio desenvolva a capacidade de estudar sozinho. Saber se planejar é fundamental para a construção do conhecimento”, explica. Os materiais produzidos têm o intuito de fornecer subsídios para melhorar o ensino e a aprendizagem, auxiliando os estudantes a encontrar diversas maneiras de planejar e organizar sua rotina de estudos.

Dicas para organizar sua rotina de estudos em casa

Selecionamos algumas dicas para que você - estudante - consiga administrar seu tempo e planejar seu cronograma de estudos com mais facilidade:

• Procure um local tranquilo, arejado e bem iluminado para estudar.
  • Mantenha o espaço de estudos limpo e arrumado. Seu cérebro aprende melhor quando o ambiente está organizado.
  • Deixe seus materiais de estudo acessíveis para que você encontre o que precisa facilmente.
  • Determine horários de estudo, distribuindo disciplinas e conteúdos e estabelecendo prioridades.
  • Defina metas de estudo para não deixar os trabalhos e as matérias acumularem.
  • Faça resumos e mapas conceituais para facilitar o estudo.
  • Siga uma alimentação saudável e durma bem. São fatores que auxiliam na aprendizagem.
  • Faça intervalos regulares durante o horário de estudo. Momentos de descanso são importantes.
  • Anote suas dúvidas e dificuldades e entre em contato com seus professores.

Materiais de apoio

Tatiana disponibilizou os materiais elaborados a partir da pesquisa: um calendário de atividades mensal e o Folheto de Orientações de Estudos em Casa. Além disso, o Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida do IFFar elaborou um texto sobre essa temática para contribuir com a reorganização das atividades diárias em tempos de pandemia

Assunto(s):