Página inicial > Santa Rosa > IFFar orienta comunidade acadêmica sobre o coronavírus
Notícias Santa Rosa

IFFar orienta comunidade acadêmica sobre o coronavírus

Publicado em Sexta, 13 de Março de 2020, 10h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Diante da preocupação mundial com o novo coronavírus, o IFFar divulga orientações gerais para minimizar o risco de que a doença provocada por ele, COVID-19, se espalhe.

banner corona

Embora haja poucos casos confirmados da doença no Rio Grande do Sul, e nenhum caso em cidades onde o IFFar atua, medidas de prevenção na reitoria e nos campi vêm sendo tomadas. Dentre elas, destacam-se:

• A elaboração e divulgação de materiais informativos com base nas orientações do Ministério da Saúde;
  • A realização, nesta sexta-feira (13/03), de uma videoconferência para orientar coordenações de Ensino, Assistências Estudantis e equipes de saúde de todos os campi;
  • A realização das reuniões do Colégio de Dirigentes (Codir) e do Conselho Superior (Consup) do IFFar, marcadas para os dias 16 e 17 de março, por videoconferência, visando reduzir deslocamentos e aglomeramentos de pessoas;
  • A criação do comitê institucional de emergência na reunião do Codir do dia 16 de março. O comitê vai divulgar medidas de prevenção e controle do novo coronavírus no IFFar;
  • A solicitação de compra de materiais em caráter emergencial (álcool gel e máscaras) para a prevenção.

Os profissionais de saúde do Instituto Federal Farroupilha estão atentos ao problema e, conforme necessidade, outras ações serão divulgadas. Até então, não está prevista a suspensão de aulas em nenhuma das unidades.

O IFFar reafirma que não há até o momento casos confirmados da doença nos municípios onde a instituição atua.

MEC institui comitê de emergência

O Ministério da Educação instituiu o "Comitê Operativo de Emergência do MEC" através da Portaria nº 329/2020, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12). Este comitê se reunirá na próxima segunda (16) e expedirá orientações a serem adotadas pelos Institutos e Universidades Federais, de acordo com a situação nas respectivas áreas de atuação.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFFar faz parte, tem assento no Comitê.

Além da constituição do Comitê de Emergência, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), emitiu um ofício com recomendações a serem adotadas pelos dirigentes dos Institutos Federais.

Entre as recomendações estão a promoção de atividades educativas sobre higiene, limpeza de ambientes escolares e sugestões comportamentais. O documento está disponível nos anexos desta notícia.

Sobre o coronavírus

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o momento, ocorre de forma direta, por meio do contato com secreções de pessoas infectadas (pela tosse ou espirro, por ex.), ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, ao levar partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

O paciente com  COVID-19 apresenta, geralmente, os seguintes sintomas e sinais:

Os mais comuns:

• Febre (>37,8ºC)
  • Tosse (geralmente seca)

Também pode apresentar:

• Falta de ar
  • Dores musculares e fadiga
  • Sintomas respiratórios superiores (como coriza, congestão nasal, dor de cabeça e dor de garganta) e sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros)

O Ministério da Saúde divulgou um quadro comparativo entre os sintomas provocados pelo Covid-19, pela gripe e pelo resfriado comum. Confira:

tabela-comparatva-gripe-resfriado-covid.png

Fonte da imagem: Sobre a doença, página do Ministério da Saúde

Atenção: pessoas infectadas nem sempre apresentam todos os sintomas.

Recomendações para o seu dia-a-dia:

• Lavar as mãos com água e sabonete líquido e/ou álcool gel;
  • Realizar a limpeza e a desinfecção de superfícies, inclusive de smartphones, tablets e computadores;
  • Evitar o compartilhamento de materiais;
  • Evitar tocar em seu próprio rosto (olhos, nariz, boca) ou de outros;
  • Utilizar recipientes individuais para o consumo de água;
  • Evitar apertos de mão ou contato físico desnecessário;
  • Tossir/espirrar com antebraço ou lenço, descartando o lenço em seguida;
  • Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
  • Caso tenha os sintomas, buscar atendimento em serviço de saúde.

Anexos: