Página inicial > Santa Rosa > Acadêmicos da Licenciatura em Biologia organizam exposição sobre História da Educação Brasileira
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quinta, 30 de Junho de 2016, 21h09 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Quem passa pelo saguão superior do Prédio Pedagógico 1 depara-se com fotografias, mimeógrafo, máquinas de escrever, livros didáticos, jogos pedagógicos, boletins e pareceres escolares antigos que retratam um pouco da história escolar de cada um.

Os objetos fazem parte da exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da 2ª turma da Licenciatura em Ciências Biológicas a partir do estudo da disciplina História da Educação Brasileira. Os alunos foram desafiados a sistematizar os conhecimentos construídos por meio de um scrapbook, ou livro de recortes, também expostos no saguão.

Nesta atividade, os alunos fizeram a composição de memórias e recordações da educação brasileira no período colonial, imperial e republicano, mediante o uso de fotografias, imagens, textos, reportagens, charges, poemas e demais elementos que pudessem contar um pouco da história da educação em nosso país.

Para a professora Flávia Burdzinski de Souza, pedagoga e professora responsável pela disciplina, o envolvimento dos alunos na atividade demonstrou a importância desse tema na formação dos futuros educadores. “Eles retrataram de maneira criativa e crítica como a educação em nosso país foi sendo desenvolvida ao longo dos períodos e agora podem projetar novos sentidos para ajudar na transformação da realidade atual”, diz ela.

A exposição, que também conta com um acervo de tirinhas que nos fazem refletir sobre o real sentido da educação nos dias de hoje, pode ser visitada até o dia 17 de agosto.