Página inicial > Santa Rosa > V Semana acadêmica da Arquitetura e Urbanismo encerra atividades com ampla participação da comunidade acadêmica
Notícias Santa Rosa

Publicado em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h50 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A Semana Acadêmica é um evento anual e é realizado pelo Diretório Acadêmico do Curso.

A programação, para alunos e aberta ao público, aconteceu durante cinco dias, de 02 a 06 de setembro, organizada pelo Diretório Acadêmico da Arquitetura e Urbanismo (DACAU) com o tema “Recriar e construir o espaço social”. Foram palestras, oficinas, bate-papo, exposição de trabalhos, concursos e momentos musicais. “A exemplo dos anos anteriores, conseguimos fazer, nesta edição, uma Semana Acadêmica com diversidade nas atividades, envolvendo todas as turmas e trazendo palestrantes de fora. Abordamos temas relacionados com a ecologia e sustentabilidade, empreendedorismo, políticas públicas, inovação e analisamos sob novas perspectivas. Percebemos o amplo interesse dos alunos e do público externo nesse evento, que serve também, como uma formação continuada para os docentes da área da nossa instituição”, destacou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Rigo.

Confira as atividades realizadas em cada dia:

1º dia - Palestras “Estrutura de MLC Ecologia e Tecnologia", com Luciano Rodrigues de Aguiar, da ITA Construtora, de São Paulo; e "ATHIS como área de atuação profissional", com Sandra Becker, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Lançamento do 2º Concurso de estruturas de palito de picolé e do 2º Concurso de Projeto.

2º dia - As arquitetas Fernanda e Patricia da Prosa Arquitetura, de Santa Rosa, conversam sobre os desafios do ser Arquiteto. À tarde, palestra sobre Arquitetura Container e Sistemas de Construção Seca, com o Lucas Ghiorzi e o Gabriel Tavares, do escritório Ghiorzi Tavares Arquitetura, de Florianópolis.

3º dia - 1º Workshop de possibilidades e soluções em acabamentos com: Casa da Pintura, Formatto Construção e Acabamentos, Foco Engenharia Elétrica e Falabretti Esquadrias. À tarde, palestra sobre a Arquitetura de Interiores: da concepção à execução, com o Estúdio Vértice.

4º dia - Oficinas: de SIGs e aquisição de dados geográficos, com Lucas Krein e Richard Kohler, de Santa Maria; Conforto térmico e eficiência energética, ministrada pela Arq3E Arquitetura Bioclimática, de Santa Maria; “Faça seu próprio Sketchbook”, com as alunas do curso e participantes do Projeto Ilustrar, Cristina Martin e Safira Norame; “Do forno aos princípios de construções com terra”, realizado pelo arquiteto Tomaz Lotufo, de São Paulo. No período da tarde, a arquiteta Laura Mayer, do Linea Studio Arquiteturas, de Santa Maria, palestrou sobre o trabalho do arquiteto voltado para o projeto de edificações em altura.

5º dia - Tomaz Lotufo, do escritório Sem Muros Arquitetura Integrada, de São Paulo, sobre “O habitat como um Organismo Vivo”, ressaltando o papel social e ecológico da arquitetura. A palestra “Como empreender em um escritório de arquitetura”, ministrada por Marcos Benedetti, da MOWA Arquitetura, de Santa Maria, encerrou o evento.