Página inicial > Santa Rosa > Licenciatura em Matemática alcança nota máxima em indicadores de qualidade do MEC
Notícias Santa Rosa

Publicado em Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 17h33 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

O curso Licenciatura em Matemática do IFFar Campus Santa Rosa atingiu o IDD 5 em avaliação do Ministério da Educação. O IDD é um Indicador de Diferença de Qualidade entre os Desempenhos Observados e Esperados que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. O IDD é calculado como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Todos os Indicadores são expressos em faixas, descritas em uma escala discreta crescente de valores de 1 a 5, sendo assim, o curso alcançou nota máxima, mostrando sua excelência na formação de professores de matemática para a Educação Básica.

O MEC e o INEP vêm divulgando os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior desde outubro, a partir das avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).  O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Com o resultado das provas são calculados diversos indicadores. Entre eles estão o conceito do curso e o IDD.

Com a nota 5, a Licenciatura em Matemática do Campus Santa Rosa coloca-se em segundo lugar entre os cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de todo o Brasil e em quinto lugar entre todas as Licenciaturas em Matemática do RS.