Página inicial > São Borja > Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo foi tema de atividade do Pense Cinema e NEABI
Notícias São Borja

Publicado em Segunda, 23 de Mai de 2016, 17h36 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Para marcar o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, celebrado no dia 13 de maio, o Projeto Pense Cinema e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) promoveram uma sessão de cinema na última quinta-feira (19), com a exibição do filme "Que horas ela volta?”. A produção da cineasta brasileira Anna Muylaert, procura observar a relação entre patrões e empregados e, por extensão, cria um debate amplo sobre um Brasil segregado e desigual.

O filme conta a história de Val, uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo atrás de estabilidade financeira. Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.

Após a exibição, os professores Anderson Luiz Godinho, Barbara Valle e Maurício Pereira debateram o filme com os alunos do Técnico em Eventos Integrado. A estudante de Relações Públicas da Unipampa, representante do NIARA (Coletivo Negro da Unipampa de São Borja) Beatriz Montalvão, foi convidada do projeto e também participou da discussão.

O projeto Pense Cinema tem por finalidade apresentar o cinema aos estudantes como um meio de cultura e agente transmissor de conhecimento. Também busca desenvolver a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral, possibilitando assim o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários.