Página inicial > São Borja > Cultura Árabe foi tema da 1ª Edição do Projeto "Alimentando-se com Cultura"
Notícias São Borja

Cultura Árabe foi tema da 1ª Edição do Projeto "Alimentando-se com Cultura"

Publicado em Segunda, 02 de Mai de 2016, 15h28 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Projeto desenvolvido no Restaurante Universitário tem por objetivo apresentar aos estudantes características da cultura local e regional através da culinária. A cultura Árabe foi a escolhida para a primeira edição.

Com o objetivo de valorizar e promover a diversidade cultural do município de São Borja, além de dinamizar um espaço que faz parte da rotina dos alunos do IF Farroupilha, o Restaurante Universitário, ocorreu na última quinta-feira, 28 de abril, a 1ª Edição do Projeto “Alimentando-se com Cultura”. Com a temática Cultura Árabe, os estudantes foram recebidos no refeitório de uma maneira incomum ao dia-a-dia de refeições no Campus. Com um fundo musical e vídeos de danças tradicionais da cultura árabe, os alunos foram convidados a conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão influente no município, através de um prato típico da culinária árabe o “Quibe”. Nas mesas foram colocados prismas com informações sobre a Origem, a Língua, a Religião e a Cultura Árabe, além de um mapa identificando os países componentes do chamado “Mundo Árabe”. Os alunos também puderam conferir uma exposição fotográfica com fotos da comunidade árabe local, as quais, foram utilizadas no evento “II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja”, realizado em 2012, no Campus São Borja.

O projeto busca de modo geral, integrar a comunidade estudantil que almoça no Campus, por meio de uma atividade envolvendo as diferentes culturas gastronômicas presentes no município, proporcionando também um espaço agradável e de lazer aos estudantes no intervalo dos turnos de aulas.

Em cada edição será ofertado no almoço um alimento relacionado a uma cultura presente no município. Além do alimento típico, o refeitório é ambientado de acordo com a cultura do mês, através de atividades artísticas e culturais relacionadas a temática, como música, audiovisuais, exposições fotográficas entre outras. A cultura árabe foi a escolhida para a primeira edição e para o mês de maio será a cultura espanhola.

O "Alimentando-se com Cultura" ocorrerá sempre na última quinta-feira do mês, podendo ser antecipado para a terça-feira em casos de feriados. O projeto foi idealizado pelas alunas Raquel Marques e Lívia Cabrera, acadêmicas do 5º semestre do Curso de Relações Públicas da Unipampa, que realizam junto a Assessoria de Comunicação do Campus, atividades curriculares da disciplina Assessoria de Comunicação, sob orientação da Professora Elisa Lubeck (Unipampa). A ação foi inspirada em uma estratégia de comunicação utilizada no Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido por Carine Tavares Cardoso, Mônica Pieniz e Janice Zalamena.

No Campus São Borja a atividade é realizada em parceria com a Assistência Estudantil, através da Nutricionista Liziane Vargas e com apoio da empresa Terraço Alimentos, responsável pela gestão do R.U, por meio da Gerente Alessandra Gomes (Nutricionista), que topou inserir um alimento típico no cardápio do R.U, no dia de realização da atividade.

Gostei bastante do projeto, porque foi algo que quebrou um pouco da monotonia dos pratos normais do campus, essa variação de cardápios vindo de culturas novas foi bastante interessante, gostei bastante do prato, nunca tinha comido. Pretendo que continue este projeto, pois nos traz coisas novas”, avaliou o aluno Jonas Filipe Rolim, do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado.