Página inicial > São Borja > Projeto Café com Livros participa da Feira do Livro de Porto Alegre
Notícias São Borja

Projeto Café com Livros participa da Feira do Livro de Porto Alegre

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2017, 11h22 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

“Eu amei! Era acostumada com a feira do livro de São Borja, que é bem pequena comparada a feira de Porto Alegre, cheguei lá e me surpreendi, não só com a feira, também com Porto Alegre, nunca tinha ido lá”. Estas são as palavras de Emili Fano, aluna do curso Técnico em Eventos Integrado e bolsista do projeto de ensino Café com Livros, para tentar descrever ao menos um pouco de sua experiência “incrível e apaixonante” na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre e também na capital gaúcha, em sua primeira passagem por lá.

Emili Fano ao fundo poster do projeto Café com Livros

Imagem: Emili Fano, ao fundo, pôster do Projeto Café com Livros/ foto-reprodução facebook café com livros

Desde 2015 participando do projeto, Emili é uma verdadeira apaixonada pela literatura, e como tal, aproveitou cada momento da Feira do Livro de Porto Alegre. Realizou uma de suas maiores expectativas, conheceu a Casa de Cultura Mário Quintana. “Realizei um sonho, gosto muito do Mário Quintana, e foi muito fantástico ir lá no hotel que ele morava, ver o quarto com todos os detalhes”, disse.

Entre os dias 15 e 16 de novembro, o projeto de ensino Café com Livros, participou da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorrida de 01 a 19 deste mês. Na oportunidade, o coordenador do projeto professor Jairo Oliveira, a bolsista Emili Fano e a professora Cristiane Araújo, colaboradora do projeto, representaram o IFFar na Feira. A equipe do Café com Livros participou do I Encontro de Práticas de Mediação de Leitura Literária promovido pelo IFSUL e pelo Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro. O projeto foi apresentado sob a forma de pôster pela bolsista Emili Fano e atraiu a atenção do público que passava pelo local.

A Feira do Livro de Porto Alegre é um patrimônio dos gaúchos, tendo sido declarada bem do Patrimônio Cultural do Estado em 2005 e recebido a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República no ano de 2006.

Feira do Livro de Porto Alegre

Imagem: Feira do Livro de Porto Alegre/ foto-reprodução facebook do café com livros

Com a atenção de um bom viajante que não perde um detalhe sobre sua viagem, Emili pode experienciar a atmosfera de um dos eventos culturais mais importante do país. “É uma imensidão de estandes e na quinta-feira tinha muita gente lá, eu achei incrível poque tinha muita gente à procura de livros, o que é ótimo. Eu amo o Café com Livros e representar ele me faz sentir importante, porque é complicado nos dias de hoje pessoas que achem tempo pra ler, mas como diz o slogan da feira "tempo pra ler, todo mundo tem", disse Emili.

Para a estudante, a participação do projeto Café com Livros na Feira do Livro de Porto Alegre possibilitou encontrar vários mediadores de leitura e uma grande troca de experiências a partir da interação entre os vários projetos. “É bom saber que no Rio Grande dos Sul existem vários projetos que incentivam a leitura e que a gente não está só”, afirmou.

Emili deseja cursar a faculdade de Letras, e o Café com Livros e o IFFar já estão contribuindo muito para sua futura vida acadêmica. Além da Casa de Cultura Mário Quintana, Emili também conheceu o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Santander Cultural.

A próxima apresentação do projeto Café com Livros já está marcada. Será nesta quinta-feira (23), no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (9º SIEPE) da Unipampa, em Santana do Livramento.

Emili está realizada.