Página inicial > São Borja > Gestão de Turismo promove mostra fotográfica
Notícias São Borja

Gestão de Turismo promove mostra fotográfica

Publicado em Sexta, 02 de Junho de 2017, 11h14 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Mostra Fotográfica "olhares, lugares: paisagem e cultura em imagem" inicia dia 02 de junho, na Biblioteca Apparício Silva Rillo.

Entre os dias 02 a 19 de junho, o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFFar-Campus São Borja promove a Mostra Fotográfica "Olhares, lugares: paisagem e cultura em imagem". A mostra busca explorar por meio das imagens fotográficas, experiências de viagens que relatam a interação do indivíduo com a natureza, estendendo-se para suas dimensões sócio-históricas, patrimoniais, políticas e culturais.

O evento é resultante das ações propostas pelo projeto de ensino “Turismo cultural: perspectivas cinematográficas, imagéticas, musicais e literárias”, que no âmbito da fotografia, buscou desenvolver uma reflexão sobre a importância desse elemento tanto no processo de divulgação de roteiros turísticos, quanto na condição de experiências individuais, nas quais o indivíduo interage com os espaços onde pode se fazer presente.

A abertura da exposição ocorreu na última sexta-feira (02), na Biblioteca Apparício Silva Rillo (IFFar), ficando aberta para visitação até o dia 19 de junho, das 8h às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é livre e sem necessidade de agendamento. São aproximadamente 70 fotografias disponíveis ao público.

Conforme a curadora da mostra, professora Tatiana Prevedello (IFFar), a proposta central visa pensar a fotografia turística sob um viés que pode ser simultaneamente artístico e reflexivo sobre a paisagem, as pessoas, a arte e a história de um determinado lugar e não meramente o registro imagético que alguém utilizou para registrar a sua presença em locais por onde passou.

“Diante da facilidade que os dias atuais oferecem para alguém operacionalizar recursos tecnológicos na produção de fotos, e com redes wifi que permitem a divulgação instantânea de imagens realizadas em viagens, comportamentos como a obsessão por registrar compulsivamente cada detalhe de um local visitado e a produção de selfies direcionados à postagem em redes sociais, merecem ser redimensionados sob um ângulo ao mesmo tempo crítico e criativo”, disse.

A mostra fotográfica é organizada pela Professora Tatiana Prevedello, com os alunos do primeiro semestre de Gestão de Turismo e apoio da Coordenação do Curso.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação/Tatiana Prevedello/Dunas da foz do rio São Francisco - Piaçabuçu-AL