Página inicial > São Borja > Conheça o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo
Notícias São Borja

Conheça o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo

Publicado em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 12h15 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2016, quando sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Brasil recebeu 6,6 milhões de estrangeiros. Trata-se de um recorde histórico, além de uma alta de quase 5% em relação a 2015. Segundo o Ministério, o movimento injetou US$ 6,2 bilhões na economia nacional (cerca de R$ 21 bilhões). O resultado foi 6% superior ao do ano anterior, quando visitantes realizaram gastos de US$ 5,8 bilhões. Viagens nacionais foram a escolha de cerca de nove em cada dez brasileiros para passar as férias de verão e o carnaval

Empregos: Hotéis e Restaurantes se sobressaíram, dados do IBGE apontam que o setor andou na contramão do mercado, sendo o que mais contratou entre novembro de 2015 e novembro de 2016, com criação de 346 mil novos postos de trabalho. No mesmo período cerca de 2 milhões de pessoas perderam o emprego em quase todos os setores.

Perspectivas para 2017: Segundo o Ministério do Turismo, o setor de turismo no Brasil espera um crescimento nos negócios de até 6%. A estimativa é que o turismo movimente 10 bilhões de reais a mais do que no ano passado. A vizinha Argentina continua no topo da lista de países que mais enviaram turistas para o Brasil, seguidas dos EUA. A agência de viagens online Hotel Urbano aposta no setor de turismo nacional e prevê crescimento em 2017, ano que foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Fontes: Agência de Notícias do Turismo – Ministério do Turismo; Jornal Nacional de 18/01/2017.

Tecnologia em Gestão de Turismo

O objetivo do curso é capacitar profissionais para o planejamento e gestão de atividades turísticas interrelacionadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, divulgando e valorizando a cultura e os costumes da região, de modo a estimular o desenvolvimento local e regional, dando-lhe uma visão global e sistêmica de todo o processo de gestão e operacionalização da atividade turística. O profissional terá uma formação orientada para atuar nos seguintes segmentos:

• planejamento e gestão do turismo nos segmentos público e privado;
  • operacionalizar o processo de produção dos serviços de agenciamento de viagens, receptivo, emissivo e operadores de turismo, desenvolvendo ações interligadas com os transportes turísticos e a produção de roteiros turísticos, sempre pautando pelo desenvolvimento sustentável da atividade;
  • promover a integralização do conhecimento fomentando o desenvolvimento de ações inovadoras na área do turismo, incentivando o espírito empreendedor e promovendo a comercialização e promoção dos serviços turísticos;
  • compreender e gerenciar as políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do turismo nacional, regional e local, oportunizando ao discente a inserção no debate;
  • identificar desafios, mudanças e oportunidades no setor turístico estando este apto para atuar em mercados competitivos e em constante transformação.

O curso tem duração de 5 semestres (dois anos e meio) sendo realizado no período noturno. Na sua grade curricular apresenta disciplinas como turismo e hospitalidade, gestão e empreendedorismo, recursos naturais aplicados ao turismo, turismo adaptado, leitura e produção textual, informática instrumental entre outras. Tem oferta anual com 30 vagas.

Projeto Pedagógico: Acessar

Contato: Página do Curso – Conhecer o Curso!

Reconhecimento de Curso pela Capes: Nota 4. A escala de pontuação vai de 1 a 5. Com esta nota, o MEC qualifica os cursos avaliados como "Muito Bom".

Inscrições: ENEM/SISU

Edital 2017:Seleção para Cursos Superiores do IFFar através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2017. Acessar

Saiba Mais:

Curso de Gestão em Turismo realiza viagem técnica a região das Missões

Gestão de Turismo realiza Viagem Técnica em Porto Alegre

Arqueóloga do IPHAN abrirá Semana do Turismo 2016

Conheça os trabalhos do Curso de Gestão em Turismo apresentados no 2º Emicult

Professor do IFFar -Campus São Borja apresenta trabalho no Tourism Management Studies Conference – TMS 2016

Blog do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Por meio dos programas de auxílio financeiro aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são disponibilizados Auxílio Transporte, Auxílio Permanência e Alimentação. Também o Setor disponibiliza semestralmente um edital de Auxílio para Participação de Estudantes em eventos científicos, tecnológicos, artísticos, culturais, desportivos e eventos de organização e representação estudantil.

O Campus São Borja tem em sua estrutura um restaurante universitário e também casa do estudante (previsão de início para 2017) e uma área de lazer com jogos e acesso a computadores e internet.

Além disso o setor de assistência estudantil conta com uma equipe multidisciplinar de apoio aos estudantes com médico, dentista, psicóloga, nutricionista, enfermeira, técnica em enfermagem, assistente social e assistente de alunos.

Galeria de Imagens - clique na imagem para visualizar