Página inicial > São Borja > IFFar participa do 1° Sabores da Região: Encontro Binacional da Gastronomia
Notícias São Borja

IFFar participa do 1° Sabores da Região: Encontro Binacional da Gastronomia

Publicado em Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h30 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O evento surgiu como forma de demonstrar as variedades gastronômicas da região de fronteira entre Brasil e Argentina.

A primeira edição do “Sabores da Região: Encontro Binacional da Fronteira Oeste e Missões da Gastronomia Regional” reuniu as riquezas culinárias da região ao promover concurso de pratos à base de arroz e mostra gastronômica.

sabores2023123456

Foto: discentes dos cursos de Gastronomia realizam I Concurso de Pratos à Base de Arroz / ACISB

Realizado nos dias 08 e 09 de julho, na Sede Campestre do Clube Comercial, o evento, organizado pela ACISB (Associação Comercial de São Borja) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Borja  (CDL), contou com o I Concurso de Pratos à Base de Arroz e com uma mostra gastronômica, onde vinte entidades do município apresentaram pratos regionais para degustação, além da realização de exposições e shows culturais.

O arroz foi protagonista da primeira noite do evento

Com a finalidade de apresentar preparações originais e diferenciadas, o I Concurso de pratos à base de Arroz, realizado na noite de sábado (08) teve apoio do IFFar - Campus São Borja através dos alunos dos cursos de Gastronomia e visou explorar o potencial criativo de chefes locais na utilização de insumos que caracterizam a região da Fronteira Oeste e Missões. No total foram cinco equipes inscritas.

O prato intitulado “Risoto de Búfalo Defumado”, da equipe “Comendo na Itália”, que tinha como chefe Rogério Luiz da Silva, egresso do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, foi o grande vencedor da noite.

sabores20231234567

Foto: Risoto de Búfalo Defumado é o ganhador do I Concurso Gastronômico de pratos à base de arroz / ACISB

Utilizando arroz Carnaroli, variedade própria para a confecção de um bom risoto, e carne de quarto do búfalo, que teve um tratamento especial no prato, a equipe utilizou técnicas das culturas indígenas da região em sua composição. Foi através da defumação lenta a frio com a madeira de nogueira que o “Risoto de Búfalo Defumado” conquistou os comensais do concurso e levou Rogério e os colegas Márcio Kirst, Juliano Ritter Zenkner e Leomar Kirinus a serem o principal destaque da noite.

O chefe da equipe campeã salientou que o risoto é um prato muito apreciado na gastronomia, que certamente ao escolher um risoto para servir, existirá uma unanimidade entre a maioria dos comensais. “É um prato de origem italiana, portanto ganhou muitas variações no país, com nossa variedade de produtos e itens a disposição em cada região de nosso imenso Brasil, foram sendo criados risotos com frango, carnes de ovinos, carnes bovinas, carnes bubalinas, patos, queijos, alho poró, crustáceos, entre outros tantos. Se tornando assim um prato muito apreciado em nossos lares, bem como em restaurantes e hotéis.”

Rogério ainda pontua sobre a experiência de ter feito parte da primeira edição do concurso: “Quanto ao evento, fica a experiência de participar com outras equipes que também tiveram uma participação exemplar, cada uma se doando para que todos os seus pratos estivessem a altura do evento, deixando todos os participantes satisfeitos com a apresentação dos pratos desenvolvidos.” E ainda conclui: “Outro ponto positivo foi a integração entre todas as equipes para que no final do evento todos alcançassem o objetivo final que era satisfazer os comensais. Ficando assim, uma amizade entre os grupos participantes, onde podemos afirmar com certeza que todas as equipes foram vencedoras.”

Além da utilização da carne e arroz da região para composição do prato, a equipe utilizou para confecção do risoto ingredientes que representassem a territorialidade proposta pelo concurso, tais como vinho, manteiga, o queijo, alho-poró, pimenta dedo de moça, cheiro verde, agrião, cebola e o tomate.

Mostra Gastronômica realizada no domingo foi oportunidade de degustar pratos típicos

O domingo (09), segundo dia do 1º Sabores da Região, contou com mais de 15 opções de comidas típicas da região através de mostra gastronômica que teve como destaque, por exemplo, um búfalo assado inteiro como uma das atrações. Reunindo participantes do Brasil e Argentina, o dia teve apresentações musicais e tradicionais, bem como, serviu como espaço para feiras de artesanato e doces.

A docente do curso de Gastronomia do IFFar, Profª Camila Nemitz de Oliveira Saraiva, uma das apoiadoras do evento, pontua: “o evento é importantíssimo para o município e para a região, pois visa preservar e valorizar o que é nosso, a nossa história, a nossa cultura alimentar e artística.”

O Diretor Geral do IFFar - Campus São Borja, Professor Artênio Bernardo Rabuske, que participou dos dois dias do evento, salienta a importância da realização no município são-borjense: ”O 1º Sabores da Região – Encontro Binacional da Gastronomia foi um sucesso, pela grandeza do evento em si, pela organização dos realizadores e apoiadores. Realizado em dois dias, sendo o primeiro, no sábado, com o concurso de pratos à base de arroz organizado pelo IFFar/Gastronomia mostrando a diversidade de pratos que podem ser produzidos tendo o arroz como principal ingrediente.”

sabores202312345678

Foto: Diretor Geral do Campus São Borja realiza fala durante mostra gastronômica / ACISB

Por fim, o Diretor do Campus ainda declara: “No domingo tivemos um evento onde quem lá compareceu, teve uma oportunidade para degustar uma variedade de pratos de nossa culinária local e regional. O Instituto Federal Farroupilha esteve presente nos dois momentos, oferecendo sua expertise e contribuindo para o sucesso do evento com a participação de servidores e nossos alunos.”