Página inicial > São Borja > Coletânea de livros realizados por servidoras e alunos do Campus São Borja é publicada
Notícias São Borja

Publicado em Sexta, 07 de Julho de 2023, 11h44 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

A coletânea de livros é fruto de trabalho realizado durante dois anos por coletivo de alunos e servidores do IFFar

No dia 16 de junho, foi publicado pela Editora IFC a coletânea de livros “Textos e contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia da Covid-19”.

90dqwduy2t482giu7ty8923gh8326y89eg2378e892y90272dh81

Imagem: coletânea de livros "Textos e contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19"

Composta por três volumes, a realização é oriunda do projeto de extensão “Produção bibliográfica: experiências de uma Pandemia na/da comunidade acadêmica do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja”, desenvolvida durante dois anos por um coletivo formado por servidores do Campus São Borja, alunos e bolsistas, em colaboração com o Instituto Federal Catarinense (IFC).

Através da colaboração de 123 autores de diversas universidades públicas e privadas do Brasil, foram selecionados 42 textos de oito estados para a publicação. Devido ao número expressivo de inscritos, a versão final da coletânea foi composta por três volumes que visam retratar as experiências, adaptações e desafios enfrentados durante o período de isolamento do Covid-19.

Coletânea de livros reflete experiências e saberes em tempos de pandemia

Para Caroline Côrtes Lacerda, integrante da equipe organizadora, a coletânea é uma forma de manter a interação dialógica junto à comunidade, e ainda pontua: ”a troca de conhecimentos produzidos durante o período pandêmico, busca pela superação da desigualdade e exclusão social por meio da troca de saberes e experiências educacionais.”

Além de Caroline, a integrante Marta Rejane Trindade de Lima, Bibliotecária do Campus São Borja, acredita que o projeto cria espaços de reflexão, registram e dão visibilidade às transformações desse período: “Esta publicação bibliográfica é um projeto concebido com o objetivo de criar espaços de reflexão e registrar, além de dar visibilidade, às transformações que o período pandêmico trouxe ao processo de ensino-aprendizagem, tanto para a comunidade do Instituto Federal Farroupilha quanto para outras comunidades educacionais.”

A equipe organizadora da coletânea ainda inclui as servidoras Renilza Disconci, Laiane Flores, Carla Tatiana Zappe e os discentes Anelise Santos da Silva e Gustavo Medeiros da Silva.

Saiba um pouco mais das obras que compõem a coletânea:

Desafios da Docência (volume 1): 13 textos que apresentam reflexões e descrições pela voz de diversos estudantes de licenciaturas, professores e educadores em geral, os quais atuaram em diversas modalidades de ensino do país, destacando as dificuldades encontradas, diante da pressão e do esgotamento mental que todos viveram.

Desafios das práticas educativas (volume 2): possui 16 textos que tratam dos desafios da prática educativa frente ao período pandêmico, bem como de atividades que eram desenvolvidas de forma presencial e precisaram ser reinventadas para enfrentar as imensas provocações que surgiam. As experiências contidas neste volume retrataram a adaptabilidade e a flexibilidade com que docentes e estudantes enfrentaram o novo modo de ensinar e aprender.

Desafios e experiências educacionais (volume 3)possui 13 títulos que tecem o retrato dos desafios enfrentados por educadores e alunos em diferentes instituições educacionais, diante da diversidade que é atuar neste meio e o desafio multiplicado do formato remoto. Também mostra o esforço demandado para manter os estudantes ativos e engajados nas aulas, de modo a evitar a evasão em um momento no qual a preocupação era se alimentar e tentar sobreviver.

A coletânea de livros pode ser conferida gratuitamente no site da editora do IFC. Para acessar clique aqui.