Página inicial > São Borja > Egressa do Curso de Tecnologia em Gastronomia assume docência no Instituto Federal do Ceará.
Notícias São Borja

Publicado em Quinta, 01 de Junho de 2023, 12h57 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

No dia 27 de abril, a egressa do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFFar - Campus São Borja, Luiza Chaves Silva, tomou posse como professora efetiva dos cursos técnicos em Gastronomia e Restaurante e Bar no IFCE - Campus Camocim em Fortaleza, no Ceará.

Luiza, que ingressou no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja no ano de 2017, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), diz: “O curso foi um grande sonho realizado, na época ainda não tinha curso de gastronomia público no meu estado (Paraná), então parecia uma meta inviável. Através do SISU, o IFFar me abriu essa porta, não só de cursar, mas de aprender com tamanha excelência.”

A partir da oportunidade de ingressar no IFFar, Luiza complementa como foi sua experiência em uma instituição pública, gratuita e de qualidade: "Foi muito engrandecedor! A grade, os professores, os laboratórios, o acolhimento! Eu amava demais, queria participar de tudo que eu via pela frente, de todos os eventos, de todos os projetos. E foi a partir da imersão nesse ambiente que eu decidi que queria ser professora, porque eu entendi que queria fazer parte disso, não queria sair mais dali.”

Após concluir o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia em 2019, Luiza atuou por 8 meses como professora substituta dos cursos técnico e superior em Gastronomia no IFPR - Campus Foz do Iguaçu. Com essa realização, a egressa relata expectativas para nova fase, “Eu espero alcançar essa realização profissional. Aprender bastante com o pessoal, aproveitar esse privilégio de estar conhecendo uma região nova do país. E também dar a minha contribuição para o ensino gratuito e de qualidade como é o do IFFar, fazendo a manutenção dessa experiência, para que os meus alunos também sintam esse mesmo encorajamento que me motivou a não parar de estudar.”

No Campus São Borja do IFFar, o curso de Tecnologia em Gastronomia dispõe de 30 vagas em regime presencial, tendo a duração de 5 semestres (dois anos e meio). O profissional em Gastronomia é responsável pelo manuseio e preparação de pratos, e possui como campo de atuação hotéis, restaurantes, bares, etc, além de poder atuar como gestor em Gastronomia ou como empreendedor individual.