Página inicial > São Borja > IFFar abre inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Graduação
Notícias São Borja

IFFar abre inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Graduação

Publicado em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 18h52 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) abriu inscrições nesta segunda-feira (21) para os cursos superiores de graduação. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet até o dia 3 de janeiro de 2023.

noticia graduação 2023 21112022

Processo Seletivo 2023 visa selecionar candidatos para o preenchimento de 1.815 vagas em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia em todos os campi do Instituto Federal Farroupilha, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

No Campus São Borja são disponibilizadas 155 vagas distribuídas em 5 cursos:

- Licenciatura em Física - Noturno | 35 vagas;

- Licenciatura em Matemática - Noturno | 30 vagas;

- Bacharelado em Sistemas de Informação - Noturno | 30 vagas;

- Tecnologia em Gestão de Turismo - Noturno | 30 vagas;

- Tecnologia em Gastronomia - Tarde | 30 vagas.

Para ingressar no curso superior de graduação o estudante deve possuir o ensino médio completo ou concluí-lo até a data de confirmação de vaga.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 3 de janeiro de 2023, pela internet, neste link. Ao realizar a inscrição, o candidato deve escolher o curso e o campus onde deseja cursar. Também é necessário selecionar a opção de reserva de vagas (cota).

Para concorrer às vagas, os candidatos poderão utilizar a nota de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2009, podendo optar pela de melhor desempenho, caso já tenha realizado o exame em anos anteriores.

Todas as informações sobre esse processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 399/2022 que rege a seleção.

Os cursos do IFFar são 100% gratuitos.  Além disso o IFFar também disponibiliza aos estudantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos, auxílios estudantis como moradia estudantil (somente nos campi que oferecem), auxílio transporte e auxílio permanência.

Veja os cursos ofertados em todas as unidades do IFFar

Cursos presenciais:

• Alegrete:
    • Bacharelados: Agronomia e Zootecnia;
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas, Matemática e Química;
    • Tecnologias: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção de Grãos.
  • Frederico Westphalen:
    • Bacharelados: Administração, Ciência da Computação e Medicina Veterinária;
    • Licenciatura em Matemática.
  • Jaguari:
    • Tecnologia em Sistemas Elétricos.
  • Júlio de Castilhos:
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Matemática;
    • Tecnologia em Gestão do Agronegócio.
  • Panambi:
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Química;
    • Tecnologias: Automação Industrial, Processos Químicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet.
  • Santa Rosa:
    • Bacharelados: Administração e Arquitetura e Urbanismo;
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Matemática;
    • Tecnologia em Alimentos.
  • Santo Ângelo:
    • Licenciatura em Computação;
    • Tecnologias: Estética e Cosmética, Gestão do Agronegócio e Sistemas para Internet.
  • Santo Augusto:
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Computação;
    • Tecnologias: Alimentos e Gestão do Agronegócio.
  • São Borja:
    • Bacharelado em Sistemas de Informação;
    • Licenciaturas: Física e Matemática;
    • Tecnologias: Gastronomia e Gestão do Turismo.
  • São Vicente do Sul:
    • Licenciaturas: Ciências Biológicas e Química;
    • Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública.

Cursos à distância (nos cursos EAD, os estudantes precisam realizar algumas atividades de forma presencial. Portanto, é necessário ter disponibilidade de se deslocar eventualmente até o município de oferta do curso):

• Licenciatura em Pedagogia, oferecido nas cidades de Santiago e São Gabriel.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Além dos cursos superiores, o IFFar também está com inscrições abertas para o ensino médio na modalidade de jovens e adultos (EJA). No Campus São Borja é ofertado o curso Técnico em Gastronomia.

Nesta modalidade, o aluno realiza o ensino médio e o curso Técnico em Gastronomia ao mesmo tempo, no decorrer de três anos. Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo, e não ter ensino médio completo.

O candidato interessado deve ir até a secretaria do Campus, das 08h às 22 horas e preencher a ficha de inscrição. Não há cobrança de taxa de inscrição e o curso é totalmente gratuito.

Na modalidade EJA, o IFFar recebe inscrições até o dia 6 de fevereiro de 2023, de forma presencial no Campus.

Mais informações podem ser obtidas por telefone/Whatsapp (55) 98140-0884.