Página inicial > São Borja > Festival Internacional da Cozinha Missioneira se encerra nesta sexta-feira
Notícias São Borja

Festival Internacional da Cozinha Missioneira se encerra nesta sexta-feira

Publicado em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 13h52 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Festival que iniciou no dia 03, tem programação voltada para a valorização dos produtos e produtores locais.

Foto: Jantar da Culinária Campeira São-borjense, dia 5 de novembro. Paulo Bettim

A segunda edição do Festival Internacional da Cozinha Missioneira se encerra nesta sexta-feira (11), com o Jantar da Cozinha Missioneira, no Restaurante Escola do Instituto Federal Farroupilha. Na ocasião, estarão presentes Chefs convidados, servidores e alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFFar. Durante o jantar ocorrerá a apresentação do livro Vida no Butiazal e do vídeo Amamos Butiá, por Alberi Noronha, da EMBRAPA. Será uma oportunidade de participar de um cardápio missioneiro com quatro chefs do estado realizando a atividade. Informações e reservas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Durante a semana ocorreram diversas atividades buscando a valorização dos produtos e produtores locais. Neste sentido, foram realizados passeio de barco nas águas dos Rio Uruguai, guiado pelos pescadores moradores do Bairro do Passo, Walking Tour – conhecendo o primeiro dos sete povos das missões, com visitação aos pontos turísticos e museus; visita guiada as agroindústrias familiares; piquenique cultural com exposições e mostras de gastronomia e agricultura familiar no centro cultural e na praça da estação férrea; oficinas de cozinha em escolas; visitas guiadas ao mercado público e feira do produtor; seminário de alimentação, rodada de aproximação entre produtores locais, hotéis, bares, restaurantes e similares; seminário de alimentação escolar entre outras atividades.

Para a quarta-feira (09), a programação contempla a exposição fotográfica São Borja Missioneira, oficinas e aulas de cozinha, além de novo passeio de barco nas águas do Rio Uruguai, desta vez com saída na Sede de Pesca e Clube Náutico – Santo Tomé/Argentina.

Na quinta-feira (10), inicia no IFFar o Fórum Gastronômico, com diversas aulas de cozinha e mesa de debates e a oficina Introdução ao Mundo do Vinho, com a Vinícola Malgarin Vinhos, Vinícola Campos de Cima e Vinícola Fin, momento em que diversos enólogos promoverão degustação orientada.

Na sexta-feira (11), a programação inicia com o Café da Manhã da Acisb, às 7h30, sobre “Atualidades e Rumos do Mercado Gastronômico, com Róger KlafKe, do Pólo Gastronômico do SEBRAE. Uma das principais atividades do dia é a palestra “A formação da Culinária Brasileira”, a ser ministrada pelo antropólogo Dr. Carlos Alberto Dória (SP).

O Circuito de Pratos Missioneiros nos restaurantes de São Borja e Santo Tomé continua ocorrendo normalmente até o fim do festival, em São Borja nos restaurantes Al-Manara, Algo Mais, Beef, Raízes, Divino e Confeitaria Totti.

A programação completa com informações a respeito de locais e inscrições das atividades está disponível no site do evento (festdacozinhamissioneira.com.br).

Também é possível acompanhar as atividades previstas na programação pela página do festival no facebook (facebok.com/FestivaldaCozinhaMissioneira).