Página inicial > São Borja > VI Semana da Saúde: entrevista com a Psicóloga Martina Garcia
Notícias São Borja

VI Semana da Saúde: entrevista com a Psicóloga Martina Garcia

Publicado em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 16h58 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

De 03 a 06 de outubro, o Setor de Saúde do IFFar – Campus São Borja promoveu atividades de educação em saúde para alunos, servidores e comunidade externa. A prevenção ao Câncer foi um dos principais temas abordados nas palestras e oficinas durante a VI Semana da Saúde. Entrevistamos a Coordenadora da VI Semana da Saúde, Psicóloga Martina Garcia, que fez um balanço geral do projeto em 2016. Confira!

Assessoria: Há quanto tempo existe essa ação da Semana da Saúde?

Martina Garcia: “Nesse ano de 2016, estamos comemorando o 6º ano de atividades da Semana da Saúde, ela acontece há seis anos no Instituto Federal Farroupilha. Teve seu início desde que começamos nossas atividades na Escola Sagrado Coração de Jesus, em 2010.”

Assessoria: Qual seu principal objetivo?

Martina Garcia: “O objetivo principal do Projeto Semana da Saúde é conscientizar os alunos, a comunidade interna e externa para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde levando-os a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos e cuidados diários em saúde, estimular para a prática de prevenção constante em saúde, no sentido de sempre prevenir ao invés de remediar.”

Assessoria: Qual foi o tema deste ano, ou a proposta é abordar vários temas?

Martina Garcia: “Nós oferecemos uma proposta interdisciplinar que pretende viabilizar a garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Por isso, adotamos temáticas variadas todos os anos, a fim de contemplar todos os públicos e interesses. Assim como realizamos pesquisas com o nosso principal público, os alunos, para saber o que eles gostariam de ouvir. Não temos um único tema durante toda a semana, porém esse ano focamos bastante no assunto de Prevenção ao Câncer, pois estamos no Outubro Rosa, mês em que se trabalha na prevenção ao Câncer de Mama.”

Assessoria: Como foi a participação dos públicos?

Martina Garcia: “A participação do público nesse ano, foi muito importante e ativa. Todos os dias tivemos o auditório lotado, e muitas vezes quase não tivemos mais lugares.”

Assessoria: Qual foi o balanço final da Semana da Saúde 2016?

Martina Garcia: “Acreditamos que o balanço da VI Semana da Saúde foi muito positivo, pois é um evento de grande importância ao Campus São Borja e nesse ano em especial conseguimos nosso principal propósito, que é contemplar a comunidade local. Além disso promovemos momentos de integração entre a comunidade acadêmica e os servidores. Nós da equipe da Saúde estamos muito felizes com os resultados deste evento, e gostaríamos de agradecer à Secretaria de Saúde, Prefeitura Municipal, Liga Feminina de Combate ao Câncer, equipe de Eventos e todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso de nosso Evento.”