Página inicial > São Borja > Queremos ouvir você: semana de Autoavaliação Institucional vai de 6 a 13/12
Notícias São Borja

Queremos ouvir você: semana de Autoavaliação Institucional vai de 6 a 13/12

Publicado em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 20h03 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Durante a Semana de Autoavaliação 2021, estudantes, professores, técnico-administrativos em educação e sociedade civil organizada terão acesso aos questionários e poderão responder as questões que indicarão as potencialidades e fragilidades da instituição.

Avaliacao institucional IFFar 2021 noticia 21.5x 2

A Comissão Própria de Avaliação do IFFar (CPA) organiza a pesquisa que tem como objetivo coletar dados para o Relatório de Autoavaliação Institucional 2021.

Segundo Francisco Giraldi, presidente da CPA, a autoavaliação deste ano se assemelha ao processo aplicado em 2020, realizado de forma virtual, e está organizada em três questionários: um para os servidores (Docentes e TAEs), um para os estudantes (todos os níveis e modalidades) e um para a comunidade externa (Sociedade Civil Organizada).

Links de acesso aos questionários

As perguntas são relativas à gestão do IFFar, às políticas para ensino, pesquisa e extensão, ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), à Assistência Estudantil, à comunicação, à participação nas avaliações, à infraestrutura, entre outros pontos.

A contribuição de toda a comunidade acadêmica é de grande importância para a elaboração do relatório de avaliação. A pedagoga Nadia Belinazo, que está atuando como substituta na Coordenação de Avaliação Institucional (CAIN), destaca a importância e o desafio de desenvolver a cultura da autoavaliação no IFFar, “somente olhando para os fazeres e organizações institucionais poderemos verificar o quanto já avançamos, e, da mesma forma, propor novos e melhores procedimentos para que o IFFar atinja, na plenitude, a missão e os valores pactuados coletivamente".

Composição – A CPA é formada por representantes dos segmentos Docente, Discente, Técnico-administrativo em Educação e Sociedade Civil. A CPA institucional conta com o apoio do Núcleo de Autoavaliação, existente em cada um dos campi do IF Farroupilha. Trabalhando conjuntamente, eles coordenam, conduzem e executam os processos avaliativos do IFFar.

Sobre a avaliação - A autoavaliação é um processo de caráter diagnóstico, formativo e coletivo para identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atende aos princípios da lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Os relatórios de autoavaliação 2020 estão disponíveis na página da CPA no Portal do IFFar.

Secom