Página inicial > São Borja > Projeto de Extensão oferece curso de formação em práticas de educação montessoriana
Notícias São Borja

Publicado em Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h32 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja (IFFar) está oferecendo uma capacitação em educação montessoriana para as servidoras da Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Quero-Quero e alunos interessados em aprender sobre práticas da pedagogia científica para a educação infantil.

Logo projeto

A formação é uma atividade do Projeto de Extensão Ipê: capacitação em educação montessoriana. O projeto Ipê é uma ação de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Borja (SMEd) . Por meio de um convênio entre as instituições, serão implementadas em caráter piloto, salas de aula no método Montessori para crianças de 0 a 3 anos da EMEI Quero-Quero.

O curso de formação em práticas de educação montessoriana será realizado no formato on-line e terá carga horária de 60 horas. Além das servidoras da escola piloto, são ofertadas 10 vagas para alunos do IFFar que tenham interesse na temática.

A formação será ofertada de 04 de outubro a 22 de dezembro de 2021 e o projeto tem previsão de início na escola já no próximo ano.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos participantes em um grupo de WhatsApp. Ao longo do curso, podem ser agendados alguns encontros via Google Meet para tirar dúvidas.

Para se inscrever, basta preencher os dados neste link: https://bit.ly/2ZvKgx6

As inscrições ficarão abertas até 01/10. A seleção será por ordem de inscrição.

O projeto também busca alunos voluntários que queiram atuar na monitoria ou ajudar na produção de conteúdo e acompanhar as aulas. Também é possível se inscrever para ajudar na produção de materiais pedagógicos a serem doados para a escola.

Para se candidatar a bolsista voluntário, faça sua inscrição no link: https://bit.ly/3mbBZWX

A Coordenadora do Projeto Ipê, Professora Priscyla Hammerl, destaca a relevância da proposta na cidade. “O projeto é uma ação que visa trazer um novo olhar para a educação na primeira infância. O método criado por Maria Montessori, é reconhecido mundialmente, mas ainda temos poucas escolas públicas no Brasil que atuem nesta linha. É uma iniciativa pioneira na cidade”, ressalta.

Este ano, já foram realizadas visitas na escola para avaliar as mudanças na estrutura necessárias, para aplicar o método a partir do ano que vem.

O nome Ipê foi escolhido em alusão à árvore símbolo de São Borja, o ipê-roxo.

A Professora Priscyla Hammerl fez um vídeo para apresentar em detalhes o projeto e convidar alunos para participar. Assista aqui