Página inicial > São Borja > Conheça os trabalhos do Curso de Gestão em Turismo apresentados no 2º Emicult
Notícias São Borja

Conheça os trabalhos do Curso de Gestão em Turismo apresentados no 2º Emicult

Publicado em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 17h53 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Artigo “Generoso: uma lenda e um mistério” recebeu a premiaçao de melhor artigo no GT Gastronomia e Turismo.

Foto: Alunas de Turismo Gisele Nabolotnyj, Tielen Biazus e Alessandra Fava

Nos dias 25 e 26 de agosto, três alunas do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participaram do 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura – EMICULT, com apresentação de trabalhos em duas modalidades: artigo e relatos de experiência.

A aluna Alessandra Fava apresentou o artigo “Generoso: uma lenda e um mistério”, escrito sob orientação da Profª Eliane Coelho. O artigo científico recebeu a premiação como melhor trabalho na categoria Gastronomia e Turismo, da 1ª Mostra Científica do Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. O estudo trata sobre a lenda são-borjense do Índio Generoso e apresenta uma pesquisa sobre o mural de pastilhas vitrificadas de um Índio Charrua, exposto na parede lateral de um prédio no centro da cidade. A união dos temas lenda e mistério despertou uma discussão interessante e proveitosa durante a apresentação.

As alunas Gisele Nabolotnyj e Tielen Biazus apresentaram os relatos de experiência “V Mostra Gastronômica e I Concurso Arroz e Feijão: um par perfeito do Instituto Federal Farroupilha, como forma de relacionar a teoria e a prática no ensino” e “Viagem Técnica a região do Aparados da Serra / RS”, respectivamente. Para as alunas a experiência foi proveitosa, pois as discussões e trocas acadêmicas oportunizaram a valorização da cultura e o desenvolvimento do conhecimento.

Emicult O Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura – EMiCult é resultado da atuação do Observatório Missioneiro de Atividades Culturais – OMiCult, em parceria com o curso de Pós-Graduação lato sensu em Atividades Criativas e Culturais da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja. Este ano as atividades ocorreram no campus da URI de São Luiz Gonzaga.

O evento tem como principais objetivos promover o debate e a reflexão sobre as atividades criativas e culturais no contexto regional, além de estimular a investigação sobre o tema na região das Missões, tanto pela comunidade acadêmica como local e regional, aproximando pesquisadores ligados ou não às instituições de ensino superior, professores da rede de ensino fundamental e médio, produtores culturais, artistas, atores e agentes culturais.

A Palestra de abertura teve como tema “Música: identidades & linguagens”, ministrada pelos músicos nativistas Pedro Ortaça e Luiz Carlos Borges, com mediaçãode Henrique Mann.

Saiba mais em http://omicult.org/

Assunto(s): ,,,