Página inicial > São Borja > Curso de Gestão em Turismo realiza terceira fase do Projeto Trilha Acessível
Notícias São Borja

Curso de Gestão em Turismo realiza terceira fase do Projeto Trilha Acessível

Publicado em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 16h28 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Foto: Deficientes visuais realizam trilha adaptada com cordas.

No dia 27 de agosto, o Curso de Gestão em Turismo, promoveu a última etapa do projeto de extensão “Trilha Acessível”, realizado no Sítio Preserva, em São Borja, com a participação de 10 pessoas deficientes visuais integrantes da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de São Borja – ADEVASB, seus familiares e acompanhantes.

A programação contou com a dinâmica de apresentação dos participantes, trilha da corda, espaço do pomar e trilha da taipa. A trilha da corda é uma trilha na mata, na qual, através de uma corda o deficiente visual tem autonomia de realizar a atividade. Espaço do pomar é a parte da propriedade que estão as árvores frutíferas como bergamoteiras e uma árvore de canela, uma oportunidade para explorar o olfato e a textura no ambiente da trilha. A Taipa é uma atividade realizada sob a taipa de um grande açude, possibilitando perceber além do olfato como o cheiro da terra, também a umidade. Durante a caminhada cada aluno conduziu um deficiente visual. Devido a grande quantidade de pássaros no local, nessa etapa o enfoque foi dado na percepção auditiva. Aos videntes foi proporcionado a vedação dos olhos para a realização das atividades adaptadas.

Para a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, Professora Eliane Coelho, as ações saíram a contento de todos os envolvidos. “Na conclusão deste dia maravilhoso que passamos juntos, ficou evidente a importância dos atores do desenvolvimento, em colocar-se no lugar dos deficientes e proporcionar atividades de recreação e lazer”, ressaltou.

Para a Professora Carla Zappe, docente de libras e disciplinas relacionadas à acessibilidade, o projeto foi muito especial porque através da trilha os deficientes visuais puderam experimentar e vivenciar a natureza com segurança e autonomia, conceitos chaves para a acessibilidade.

Projeto de extensão Trilha Acessível

O projeto tem por objetivo promover ações de turismo adaptado às pessoas com deficiência, em especial a deficiência visual. Nesse sentido, os alunos do segundo e quarto semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, sob a coordenação das professoras Carla Tatiana Zappe e Eliane Martins Coelho, elaboraram um roteiro adaptado para os deficientes visuais integrantes da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB), com o propósito de proporcionar a este público um roteiro diversificado de atividades adaptadas no sítio, realizando também um momento de integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

As atividades do projeto foram divididas em três etapas: parte teórica, realizada no dia 25 de junho; capacitação prática dos alunos, realizada em 03 de julho e por fim, a realização da trilha, no dia 27 de agosto.

Na fase teórica foi trabalhado com os acadêmicos conceitos de acessibilidade, deficiência visual e baixa visão. Após a abordagem dessas temáticas os alunos foram vendados para realizar atividades práticas como se deslocar até o banheiro e realizar refeições, no intuito de entender melhor a realidade do público que seria atendido e principalmente a segurança ao conduzir os convidados do projeto. A parte prática aconteceu in loco, no dia anterior a trilha, a equipe de trabalho compareceu ao Sítio Preserva para preparar o ambiente e simular entre os acadêmicos como seria a atividade na prática. Finalizando o projeto, a terceira fase foi a realização da trilha com os deficientes visuais.

Salvar