Página inicial > São Borja > Abertura da Semana do Turismo debateu as possibilidades do turismo cultural em São Borja
Notícias São Borja

Publicado em Terça, 30 de Agosto de 2016, 18h00 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Arqueologia e Gestão Pública foi o tema que abriu a 4ª Semana do Turismo, com a arqueóloga parecerista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Raquel Rech.

Iniciou nessa segunda-feira (29), a 4ª Semana do Turismo, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do IF Farroupilha – Campus São Borja. A palestra de abertura contou com a participação da arqueóloga do IPHAN, Raquel Rech, que falou sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e de escavações arqueológicas para impulsionar o turismo cultural.

De acordo com a arqueóloga, está no IPHAN desde 2012, um processo de tombamento de mais de 50 peças oriundas da redução jesuítica de São Francisco de Borja. O pedido foi realizado pelo professor são-borjense José Fernando Rodrigues. Raquel salientou que São Borja conta atualmente com um tombamento municipal, dois estaduais, porém nenhum a nível nacional.

Conforme ela, tendo em vista os muitos vestígios arqueológicos da antiga redução jesuítica de São Francisco de Borja, o IPHAN já alertou ao município, através dos ofícios nº 477 e 1972/2015/IPHAN-RS, sobre a necessidade de se garantir a salvaguarda dos bens de interesse arqueológico que se encontram em superfície, principalmente na área do centro histórico, onde jazem remanescentes da antiga redução jesuítica, aconselhando a cidade de São Borja a implementar um programa continuado e permanente de arqueologia preventiva, com arqueólogo municipal em seu quadro de servidores, atendendo as demandas da administração pública. A iniciativa tende a aprimorar e incrementar o potencial turístico da cidade, baseado em elementos culturais provenientes de sua história local.

Raquel ressaltou que em uma cidade como São Borja, com um vasto potencial de patrimônio histórico missioneiro, seriam pontos importantes e fundamentais para o desenvolvimento arqueológico do município, alavancar na presença de arqueólogos municipais e núcleos de arqueologia nas universidades possibilitando pesquisa acadêmica avançada. Segundo ela, a investigação arqueológica dos subterrâneos da antiga redução jesuítica de São Francisco de Borja é uma pauta que vem sendo analisada pelo Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura Municipal de São Borja, desde julho de 2007, após a confirmação de vestígios remanescentes característicos dos alicerces das edificações da época jesuítica quando das obras de escavação de uma trincheira para colocação de tubulação de rede telefônica em frente a atual Igreja Matriz, no centro da cidade.

Por fim, Raquel fez uma explanação de como seria possível explorar o patrimônio arqueológico do município fazendo uma referência ao que vem acontecendo nas escavações na cidade de Santo Ângelo. Conforme a arqueóloga, devido à semelhança das reduções jesuítico-guarani do século XVII e XVIII, o processo seria praticamente igual ao que está acontecendo em Santo Ângelo. Raquel não trouxe dados oficiais, mas ressaltou que desde o início das escavações arqueológicas no município, houve um aumento considerável na visitação de turistas, pois como muitos tem a finalidade de visitar o Sítio Arqueológico de São Miguel, acabam também parando em Santo Ângelo para conhecer as escavações e os atrativos arqueológicos já existentes.

Além da palestra com a parecerista do IPHAN, os participantes puderam apreciar a Exposição “Turismo: experiências de vida”, composta por telas do acervo pessoal do acadêmico Antônio Daltro dos Santos Pires, da turma de 2015, trazidas de países como Haiti, México e República Dominicana. Também estava a mostra, a exposição fotográfica “Roteiro Turístico – Bento Gonçalves e Caxias do Sul”, produzida pelos alunos de Gestão em Turismo, sob coordenação da professora Vânia Antunes. A programação da 4ª Semana do Turismo se estende até sexta-feira. O evento é aberto ao público externo e por noite, são reservadas 30 vagas. As inscrições ocorrem pela internet através do site https://doity.com.br/4-semana-do-turismo-2.

Confira as fotos do primeiro dia na nossa fanpage no facebook.

19h00 - Palestra: Oportunidades no Turismo para São Borja

Silvana Frederich Costa - Coord. Turismo do Município de São Borja

Local: Sala 402 - Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha

20h45 - Apresentação de Trabalho: Planejamento Turístico de São Borja