Página inicial > São Borja > Arqueóloga do IPHAN abrirá Semana do Turismo 2016
Notícias São Borja

Arqueóloga do IPHAN abrirá Semana do Turismo 2016

Publicado em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 10h10 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Evento é aberto ao público externo e ocorre de 29 de agosto a 02 de setembro.

Entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do IFFar-Campus São Borja, promove a 4ª Semana do Turismo. O evento destinado aos alunos e ex-alunos do curso, este ano, abrirá sua programação para o público externo.

A inscrição é gratuita e são ofertadas 30 vagas por noite. Alunos e egressos já tem sua vaga garantida. A 4ª Semana do Turismo tem o objetivo de promover e estimular discussões sobre as diversas áreas do turismo, através da apresentação de palestras com profissionais de diferentes locais e atuações no estado.

A programação inicia na segunda-feira (29), com a abertura oficial. Às 20 horas, ocorre a palestra “Arqueologia e Gestão Pública”, ministrada pela Arqueóloga do IPHAN, Raquel Rech. As atividades da semana ocorrerão sempre das 19h às 22h, na sala 402. Turismo de Aventura, Comunicação no Turismo, Turismo Religioso, Hotelaria e qualificação no atendimento são alguns dos temas que serão discutidos durante a semana.

A Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, Professora Eliane Coelho, ressalta que o evento "representa uma oportunidade de contato dos alunos com diversos profissionais da área de turismo. É uma forma diferente de obter conhecimento, complementando o que é trabalhado em sala de aula pelos professores. O evento objetiva atualização em relação ao turismo, valorizando não somente a cidade e a região, mas mostrando as ações turísticas de outros lugares, inclusive ultrapassando fronteiras".

Paralelo ao evento, também ocorrerá uma Ação Solidária com o objetivo de arrecadar livros de literatura a serem doados para o Projeto Carroça Solidária, vinculado à Escola Municipal de Ensino Fundamental do Ivaí, no interior de São Borja.

Para o público externo a inscrição pode ser realizada pela internet através do site https://doity.com.br/4-semana-do-turismo-2, onde também é possível ver a programação completa.

Raquel Rech

Graduada em História pela UFRGS (1996);

Mestrado em História com área de concentração em Arqueologia pela PUC (1998), Doutorado-Sanduíche em Arqueologia pela CAPES junto à Universidade de Tel Aviv (2001) e Doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2003);

Arqueóloga membro do Projeto Apollonia, convênio UFRGS - Universidade de Tel Aviv, (1996-2012);

Coordenadora de Produção Cultural no StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo (2005-2006);

Arqueóloga do Núcleo de Arqueologia do Centro de Cultura Missioneira da URI/Santo Ângelo (2006-2007);

Coordenadora do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Santo Ângelo (2007-2015). Sócia-Diretora da Brasil Sul Arqueologia & Projetos Educacionais Ltda (2008-2010);

Atualmente é Arqueóloga do IPHAN na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul.

20h00 - Palestra: Arqueologia e Gestão Pública

Raquel Machado Rech - Arqueóloga do IPHAN

19h00 - Palestra: Oportunidades no Turismo para São Borja

Silvana Frederich Costa - Coord. Turismo do Município de São Borja

20h45 - Apresentação de Trabalho: Planejamento Turístico de São Borja

Alunos da turma 2015 do Curso Tecnológico de Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja

19h00 - Palestra: Turismo de Aventura: desafio e possibilidades

Uberti Messina - Proprietário do empreendimento O2 Eco Esporte

20h45 - Palestra: Empreendedorismo Regional Caminho das Missões

Romaldo Melher - Sócio-proprietário do empreendimento Caminho das Missões

19h00 - Palestra: Turismo em Santo Tomé - Argentina

Sra. Mariel Vargas - Secretária de Turismo de Santo Tomé/Corrientes - Argentina

20h45 - Palestra: A Comunicação no Turismo: uma reflexão necessária

Profª Lirian Meneghel - Unipampa São Borja

19h00 - Palestra: Turismo Religioso em Santa Maria

Talita Heck - Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria

Local: Sala 402 - Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha

20h00 - Palestra: Hotelaria e a Necessidade de Qualificação no Atendimento Diego Quintana - Gerente da Pousada Bisognin / Santa Maria -RS

Local: Sala 402 - Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha

Publicado em 19/08/2016. Atualizado em 22/08/2016 e 29/08/2016.

Anexos: