Página inicial > São Borja > Projeto de extensão de Astronomia já realizou duas observações astronômicas em 2020
Notícias São Borja

Publicado em Quinta, 28 de Mai de 2020, 11h18 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Com o intuito de levar o conhecimento de astronomia básica ao público em geral e refletir sobre o lugar da humanidade no universo, o projeto de extensão “Astronomia para Iniciantes” realizou em 2020, duas atividades de observação astronômica. O projeto é coordenado pelo Professor Thiago Cestari (Coordenador de Pesquisa do IFFar-Campus São Borja) e conta com a colaboração do Professor de Física Mairon Machado.

capa nota astronomia

Foto: Alunos realizam observação astronômica no telescópio / Mairon Machado

De acordo com o professor Mairon, as atividades de observação astronômica são uma forma de mostrar para as pessoas a grandeza de nosso universo e socializar com a comunidade um trabalho que está sendo desenvolvido no Campus São Borja desde 2010, mesmo com sérias restrições orçamentárias e de pessoal sendo impostas a cada ano.

Em 2020, a primeira observação astronômica ocorreu nas dependências do Campus, no dia 10 de março. Na atividade alunos e servidores do IFFar puderam prestigiar a “Super Lua” a olho nu e também no telescópio do Laboratório de Física. Na ocasião, os participantes receberam uma breve introdução sobre algumas das constelações presentes no céu noturno daquela data, facilitando a atividade de observação.

Foto de Mairon Machado 5

Foto: Imagem da Super Lua, captada durante observação astronômica/Mairon Machado

A observação por meio do aparelho de telescópio causou grande entusiasmo e expectativas entre os observadores. "A lua sempre foi uma das coisas que mais me intrigou na vida e poder vê-la de uma maneira que eu nunca tinha visto antes, especificamente do telescópio, foi como conhecer algo novo. Foi um sentimento único que não consigo descrever em palavras. Sem dúvidas foi uma das experiências mais interessantes da minha vida. Agradeço aos professores e a astronomia por me proporcionar isso”, ressaltou a aluna do curso Técnico em Eventos Integrado, Taíse Dorneles. A aluna também destacou que observar as crateras da lua foi o que mais lhe chamou a atenção, fazendo-a perceber a imensidão do céu e o universo indo muito além do que ela pudesse enxergar.

Para a aluna Giovana Silveira, também do Curso Técnico em Eventos, a observação astronômica foi uma marcante experiência. "Olhar a lua a olho nu sempre me cativou, olhá-la pelo telescópio então, foi uma das melhores experiências que eu tive. Com certeza a pequena espera pela sua aparição não significou nada, diante de tamanha beleza. Realmente não esperava algo tão incrível, gostei muito e espero que ocorram outras observações”, afirmou.

Alunas observam pelo telescópio

Foto: Alunas fazem observação astronômica por meio de aparelho de telescópio/ Mairon Machado

A atividade também surpreendeu os servidores presentes. "Eu achei maravilhosa a experiência. Inimaginável ver a lua tão de perto, estando aqui em São Borja", comentou a professora do curso de Gastronomia Luciana Monks. Já o servidor Antônio Silva, da Coordenação de Infraestrutura, relatou que o telescópio é uma das coisas que sempre despertou sua atenção. “Lembro de ainda criança, ler e reler a versão da Disney para a História de Galileu Galilei e a invenção do telescópio. Apesar desta fascinação, nunca tive a oportunidade de olhar as estrelas e o nosso satélite natural, fora a olho nu. Ao observar a lua, naquela noite no Campus, pude não só realizar esse sonho, mas entender o que muitos sentiram antes de mim. O espanto, a magia, a fascinação que a Lua exerce sobre a raça humana estava explicada. Cada cratera, a superfície, o brilho. Foi uma experiência gratificante e que espero repetir inúmeras vezes”.

Já o segundo momento de observação astronômica foi realizado no mês de abril, quando o campus já estava sem aulas presenciais, devido às medidas de prevenção e precaução adotadas pela instituição, frente a pandemia de Coronavírus.

De acordo com o Professor Mairon Machado, abril foi um mês de grande atividade astronômica no céu de São Borja, com algumas delas registradas por ele e pela aluna Giovana Silveira, também membra do projeto de extensão Astronomia para Iniciantes. As imagens desta observação foram divulgadas no site e nas mídias sociais do IFFar-Campus São Borja, no dia 2 de maio, data na qual é comemorado o Astronomy Day (Dia Mundial da Astronomia). Neste dia os aficionados pela Astronomia ao redor do mundo, se reuniram para exibir suas observações astronômicas por meio de eventos e ações na internet. Veja aqui a matéria.

Projeto de Extensão Astronomia para Iniciantes

Ao longo de quase 10 anos do projeto, mais de cinco mil pessoas de São Borja e região já tiveram a oportunidade de ter um contato com Astronomia Básica. O projeto também já rendeu um artigo Qualis B e premiações em eventos. O Professor Mairon Machado espera que após a pandemia, o projeto possa ser desenvolvido em sua totalidade, para que mais pessoas possam ver e admirar o espaço a nossa volta.