Página inicial > São Borja > IFFar inicia ano letivo 2020
Notícias São Borja

IFFar inicia ano letivo 2020

Publicado em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h35 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Nesta quinta-feira (13), O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) iniciou seu ano letivo 2020. No Campus São Borja as aulas retornaram normalmente para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, proeja e cursos de graduação.

volta as aulas

Foto: Alunos do integrado reunidos no hall de entrada/Ascom

O primeiro dia foi marcado pela recepção aos novos alunos, que não tiveram aulas mas atividades de integração ao ambiente institucional.

Pela manhã os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram reunidos no aquário para as boas-vindas da direção geral, informações gerais e apresentação dos coordenadores de cursos e professores. Posteriormente os alunos foram liberados para um lanche de boas-vindas com cachorro-quente no refeitório e apresentações musicais no saguão.

Os primeiros anos realizaram uma visitação guiada para conhecer as instalações e os espaços do Campus, como biblioteca, ginásio, prédios, setores, coordenações e laboratórios. Os novos alunos foram organizados em dois grupos de cada curso  e enquanto um curso realizava a visitação guiada, o outro participava de uma apresentação geral do campus na sala 402, na qual foram repassadas informações importantes dos setores de Assistência Estudantil, Coordenação de Ensino, Coordenação de Curso e Biblioteca.

Tour no Campus aos alunos do Integrado

Foto: Alunos novos do integrado conhecendo a biblioteca/Ascom

No início da tarde a Direção Geral e a Assistência Estudantil se reuniram com os pais e responsáveis pelos alunos residentes na Moradia Estudantil para apresentar as regras de convivência e os direitos e deveres dos alunos residentes no campus. Atualmente 70 alunos residem na moradia estudantil.

Também à tarde houve a recepção dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia no Restaurante Escola. Após as boas-vindas e informações gerais, servidores, docentes e alunos do curso foram convidados para um chá com cachorro quente, oportunizando um momento de integração.

Apresentação Tarde

Foto: Diretora Geral Carla Zappe recebe alunos do curso de Gastronomia no Restaurante Escola/Ascom

Às 16h30, no estacionamento do Prédio da Gastronomia ocorreu a festa das cores. A dinâmica envolveu alunos e professores dos cursos integrados ao ensino médio no intuito de marcar o início do ano letivo com uma atividade de integração entre alunos calouros e alunos veteranos dos cursos de Eventos e Informática. Os alunos aderiram espontaneamente a brincadeira atirando pó colorido uns aos outros, tirando fotos e postando em suas redes socias em um grande momento de descontração. Na oportunidade o IFFar anunciou o lançamento de sua conta oficial no aplicativo de mídia social Instagram, convidando os alunos a fazer fotos para publicar no novo perfil institucional.

Festas das Cores 1

Foto: Festa das cores com alunos do ensino médio integrado no estacionamento da gastronomia/Ascom

Já no período da noite, foi a vez dos alunos dos cursos técnicos subsequentes, proeja e cursos superiores receberem as boas-vindas para o ano letivo 2020. A recepção ocorreu no refeitório e também contou com cachorro quente e apresentação musical. Após o momento de recepção, os alunos antigos tiveram aulas normais enquanto os novos foram conduzidos à sala 402. No local houve uma apresentação geral do campus realizada pela Diretora Geral Carla Tatatiana Zappe e a Diretora de Ensino, Caroline Lacerda. Também conversaram com os alunos os coordenadores de cursos e os coordenadores dos setores de Assistência Estudantil, Coordenação de Ensino e a bibliotecária do Campus, Marta Trindade.

IMG 20200214 WA0006 1

Foto: Alunos dos cursos técnicos, proeja e superiores durante recepção no refeitório/Divulgação

A Reitoria do IFFar, Carla Comerlato Jardim, gravou uma mensagem institucional de boas-vindas aos servidores e estudantes do IFFar e destacou o papel da instituição em promover a educação pública, gratuita e de qualidade por meio do ensino, pesquisa e extensão. Assista a mensagem da reitora neste link.

2020 é um ano especial para o IFFar-Campus São Borja em virtude da instituição completar seus 10 anos de atuação no município. Atividades de comemoração alusiva a data estão sendo planejadas pela Direção do Campus e Coordenações de Curso e em breve dem ser iniciadas e amplamente divulgadas a comunidade acadêmica, egressos e a comunidade local.