Página inicial > São Borja > Curso de Gestão de Turismo é representado em evento em Portugal
Notícias São Borja

Curso de Gestão de Turismo é representado em evento em Portugal

Publicado em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 17h20 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Entre os dias 13 a 15 de Novembro de 2019, a professora Tatiana Prevedello, do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, esteve participando, na Universidade da Madeira, Portugal, do XI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) que abordou o tema ‘Comunicação, Turismo e Cultura’ através de investigadores, profissionais e estudantes de Ciências da Comunicação, constituindo-se como o maior fórum de debate, discussão e investigação nesta área em Portugal.

Na ocasião a professora apresentou a comunicação “A imagem turística na sociedade hipercontemporânea: do consumo à expressão artística”, resultante do projeto de ensino “olhares, lugares: paisagem e cultura em imagem”, desenvolvido no curso de Gestão em Turismo. O respectivo projeto apresentou duas edições, nos anos de 2017 e 2019, respectivamente. O principal propósito que norteou a execução da atividade foi realizar uma reflexão sobre as relações existentes entre fotografia e turismo e como as mesmas têm se desdobrado na atualidade.

Screenshot 2019 11 16 05 40 19 1 Screenshot 2019 11 16 05 40 19 1 1 Screenshot 2019 11 16 05 40 19 1 2

Pensar a imagem turística no contexto da hipercontemporaneidade implica, em consonância com Lipovetsky, em uma relação de consumo, uma vez que a fotografia transformou-se, inicialmente com o trabalho de marketing produzido pela mídia tradicional e, na atualidade, pelo suporte tecnológico que intermedia o serviço das redes sociais. Apesar da proeminência desses fatores na sociedade contemporânea, as razões que instigaram o desenvolvimento do projeto “olhares, lugares: paisagem e cultura em imagem” consistiu em estimular os alunos a compreenderem que as fotografias, produzidas tanto por turistas como por indivíduos que residem em um local integram uma narrativa de experiência espacial turística, ao construir um texto imagético que apresenta o enquadramento do olhar sobre uma determinada perspectiva, a qual atribui ênfase a elementos específicos.

Compreender que o processo de produção e interpretação fotográfica está permeado pela geografia, história, cultura e pode vir a construir-se como uma representação artística, possibilita que sejam estabelecidas relações entre o sujeito que produz as imagens fotográficas e suas experiências a respeito da significação dos lugares. As novas alternativas utilizadas para registrar e compartilhar a experiência turística e os elementos que integram a paisagem, por intermédio de fotografias produzidas digitalmente e compartilhadas na internet, envolve a ampliação do número de espectadores desse produto, bem como os significados que podem ser produzidos por quem recebe as imagens, permitindo que novas formas de apropriação, interação e criação do espaço sejam veiculadas. Ao se constatar que a generalização da produção de fotografias foi permitida pelo fato das novas tecnologias terem se tornado mais populares, o que ampliou o acesso e a produção dessas informações, pode-se igualmente afirmar que esse processo permitiu a criação da memória visual dos lugares, mesmo antes de conhecê-los, além de reflexões mais amplas referentes ao espaço social. Dessa forma, os novos meios de reprodução técnica de imagens, aliados a tecnologia da informação e comunicação possibilitam mediar a experiência de viagem e, consequentemente, da construção/ apropriação da paisagem.

Nesse sentido, foi proposto aos alunos pensar o processo de captura de imagens a partir de elementos capazes de relacionar aos aspectos paisagísticos a história e a cultura de um determinado espaço, de modo a evitar os lugares comuns produzidos nas fotos turísticas convencionais. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção Textual, de maneira que, a partir das fotografias produzidas pelos alunos, os mesmos deveriam elaborar um texto, que aliasse à percepção da imagem capturada informações acerca da geografia, história e cultura da mesma. Cada edição do projeto resultou em uma exposição fotográfica, aberta à comunidade acadêmica e ao público externo.

Assessoria de Comunicação, com informações da Prof. Tatiana Prevedello