Página inicial > São Borja > Docente do IFFar representa IFs do Brasil em Congresso Interamericano de Física
Notícias São Borja

Docente do IFFar representa IFs do Brasil em Congresso Interamericano de Física

Publicado em Quarta, 17 de Julho de 2019, 13h27 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

A estrutura e a organização de currículos dos cursos de Licenciatura em Física; a evasão e as dificuldades de aprendizagem nos cursos de licenciatura e na educação básica; o currículo e as metodologias de trabalho para a física, bem como as questões de gênero, etnia e inclusão específicas para o ensino de física, estiverem no centro dos debates da XIII Conferencia Interamericana de Educación en Física – CIAEF, no Instituto de Perfeccionamiento y Estudios Superiores (IPE), realizada entre os dias 08 a 12 de julho, na cidade de Montevidéu, Uruguai.

Conferencia 1

Foto: Abertura da Conferência/Divulgação Evento

Na oportunidade a professora do curso de Licenciatura em Física do IFFar-Campus São Borja, Taniamara Vizzotto Chaves, representou os cursos de Licenciatura em Física dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul e do Brasil. A conferência teve ciclos de palestras, apresentações orais, pôsteres, grupos de trabalhos, oficinas e lançamentos de livros nas mais diversas áreas da física, e reuniu participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Guatemala, Colômbia, Costa Rica, EUA e Espanha. O Brasil por duas oportunidades foi sede do evento. No ano 2000, no município de Canela/RS e em 1963, na cidade do Rio de Janeiro onde ocorreu pela primeira vez.

De acordo com a Professora Taniamara Vizzotto, a partir da troca de experiências e reflexões durante a Conferência, foi possível perceber que existem necessidades e dificuldades que se assemelham em todo o continente americano e que elas dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem da física, seja na educação básica ou no ensino superior, sinalizando para a necessidade do fortalecimento de grupos de trabalho em rede, com o objetivo de buscar a superação e o enfrentamento das dificuldades vivenciadas.

A docente também apresentou um pôster sobre “A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) como proposta de atualização curricular e metodológica para o ensino de física na educação básica”. O trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em um de seus projetos de pesquisa em conjunto ao grupo de pesquisa “Emancipação sem Fronteiras – formação inicial e continuada de professores”, certificado pelo IFFar.

Taniamara Vizzotto Chaves é Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Educação e atua nos cursos Técnico em Cozinha Proeja, Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – polo do IFFar. Também desenvolve projetos de pesquisa e extensão cujas linhas de pesquisa estão relacionadas à formação de professores, a educação profissional e tecnológica, as metodologias de ensino em geral, e especificamente, ao ensino da física, área na qual a docente tem sua formação inicial.

XIII Conferencia Interamericana de Educación en Física - CIAEF

A conferência que é organizada por um conselho interamericano de professores de física dos diferentes níveis de ensino que pesquisam e discutem o ensino da física no continente americano, tem como objetivos reunir educadores em Física das Américas em um Conselho Interamericano de Ensino de Física e incentivar a comunicação, a formação de redes de ensino e aprendizagem em Física, a troca de materiais didáticos, a socialização de resultados de pesquisas, experiências e estudos entre educadores de Física nas Américas.

Saiba mais sobre o evento.