Página inicial > São Borja > IFFar recebe visita de escola técnica de Santo Antônio das Missões
Notícias São Borja

IFFar recebe visita de escola técnica de Santo Antônio das Missões

Publicado em Segunda, 24 de Junho de 2019, 11h36 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Na última terça-feira (18), o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja recebeu a visita do Curso Técnico em Administração, da Escola Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves (TBG) da cidade de Santo Antônio das Missões.

IMG 6289

Foto: Diretora do IFFar dá as boas-vindas aos alunos e professores do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves/Ascom

O IFFar recebeu no dia 18 desse mês, os alunos do Curso Técnico em Administração modalidade subsequente do 1º, 2º e 3º semestres, da Escola Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves, do município de Santo Antônio das Missões. Visitaram o IFFar 28 estudantes e quatro professores da escola, coordenados pelo Professor Juliano Oliveira Saratt.

A visitação foi organizada em três momentos. Primeiramente a escola visitante foi recepcionada no auditório do campus pelos alunos e o Coordenador do Curso Técnico em Logística, Professor Artênio Bernardo Rabuske, com a participação da Diretora Geral Carla Zappe e Diretora de Ensino Bianca Bueno Ambrosini.

Na ocasião a Diretora Carla Zappe, falou sobre a estrutura do campus, a oferta de um ensino diferenciado e de qualidade na instituição e o futuro dos alunos no mercado de trabalho. Ressaltou principalmente a qualidade dos cursos, atestada por avaliações do Ministério da Educação (MEC) com notas 4 e 5 nos cursos superiores, em uma escala que vai de 1 a 5. O curso de Tecnologia em Gastronomia por exemplo, obteve o conceito máximo, sendo-lhe atribuído nota 5. A Diretora de Ensino complementou e esclareceu sobre as questões relacionadas ao ensino no IFFar, desde o ensino médio até a graduação. Falou sobre as oportunidades ofertadas pelos cursos que visam uma formação integral do sujeito, preparando-o para lidar com o mercado de trabalho e convidando a turma para voltar a instituição em outros momentos.

Por sua vez, o professor Artênio Rabuske realizou uma apresentação sobre alguns aspectos do IFFar como quantidade de alunos, duração dos cursos, avaliação pelo MEC e as ações e eventos que acontecem na instituição. O professor Artênio destacou que para fortalecer a participação dos estudantes visando alcançar a missão, a visão e os valores da instituição, o IFFar também conta com núcleos como o Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS). Esclareceu também as formas de ingresso como ensino médio integrado, Enem, educação de jovens e adultos – PROEJA e o curso Técnico de Logística, com 30 vagas ofertadas. O professor destacou que o IFFar também oferece assistência estudantil aos alunos, como assistência social, nutricionista, médico, dentista, enfermagem e psicóloga, moradia estudantil, auxílio financeiro, auxílio-transporte e auxílio permanência.

Após as falas e esclarecimentos aos alunos, o professor Artênio conduziu um passeio pelo campus mostrando os diferentes setores da instituição, laboratórios, salas de aula, área de convivência, biblioteca, restaurante da gastronomia, restaurante universitário e outros departamentos. Ao final da visita, houve uma confraternização com a turma e a distribuição de brindes aos visitantes.

O objetivo da visita foi conhecer o Campus do Instituto Federal Farroupilha em São Borja, os cursos oferecidos e as modalidades de acesso, promover a interação entre as instituições e cursos, bem como vislumbrar possibilidades de projetos em parceria.

Daniele S. Oliveira

Estagiária da Assessoria de Comunicação