Página inicial > São Borja > Nota oficial sobre cortes orçamentários em universidades e institutos federais
Notícias São Borja

Nota oficial sobre cortes orçamentários em universidades e institutos federais

Publicado em Segunda, 06 de Mai de 2019, 10h18 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Governo Federal anunciou na noite da última terça-feira (30) o bloqueio de 30% do orçamento das universidades e institutos federais. O Instituto Federal Farroupilha publica uma nota oficial para esclarecer a situação financeira da instituição. Leia na íntegra.

nota oficial noticia site

Nota Oficial sobre corte de 30% no Orçamento do IFFar

O Governo Federal anunciou na noite da última terça-feira (30) o bloqueio de 30% do orçamento das universidades e institutos federais. Diante desta situação, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) manifesta sua profunda preocupação quanto à manutenção das atividades institucionais a partir do segundo semestre de 2019.

O orçamento do IFFar já vem sendo reduzido ao longo dos últimos anos. Estes cortes orçamentários forçaram a instituição a fazer profundos cortes de todas as despesas possíveis. Atualmente, 75% do orçamento do Instituto Federal Farroupilha é consumido com despesas fixas. O bloqueio de 30% do orçamento para 2019 vai inviabilizar o funcionamento da instituição já a partir do segundo semestre por incapacidade de cumprir com as despesas básicas.

O IFFar, junto de outras 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está mobilizado na tentativa de reverter esta situação. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, os dirigentes destas instituições vão se reunir em Brasília com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para a discussão de estratégias de enfrentamento aos cortes orçamentários. No dia 10 de maio será realizada reunião com o Ministro da Educação.

Também está sendo mobilizada uma potente ação junto à bancada gaúcha no Congresso Nacional nos próximos dias, buscando apoio parlamentar para que o Poder Executivo Federal retroceda na decisão de realizar mais este corte no orçamento das universidades e institutos federais.

Atualmente o IFFar atende a cerca de 15 mil alunos em 15 cidades do Rio Grande do Sul. No total, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem 643 unidades espalhadas por todo o país, garantindo acesso à educação pública e de qualidade a mais de um milhão de brasileiros.