Página inicial > São Borja > Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja esteve representado na CLACSO 2018
Notícias São Borja

Publicado em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h08 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja esteve representado, entre os dias 19 a 23 de Novembro de 2018, na CLACSO - 8ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales e Primer Foro Mundial del Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Argentina, por Izabel Espíndola Barbosa, coordenadora do CAI, e Tatiana Prevedello, professora e pesquisadora da Instituição.

A CLACSO, maior e mais importante Conferência do mundo na área das Ciências Sociais, reuniu representantes políticos, líderes de movimentos sociais, intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes, principalmente da América Latina, mas também de vários outros pontos do mundo, totalizando aproximadamente 60.000 participantes.

Izabel apresentou o projeto de ensino que discutiu a lei de obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira com o título  "Umuntu: quinze anos da lei 1063903, um ano para comemorar?" no painel  Racismo y afrolatinidad e foi  moderadora da mesa 7, dentro da mesma temática.

Tatiana, juntamente com o Professor Victor Hugo Nedel Oliveira, do Colégio de Aplicação da UFRGS, e a Professora Miriam Pires Corrêa de Lacerda, da Feevale, integraram o painel Juventudes y políticas de infancia, apresentando o estudo  "Jovens olhares sobre o urbano no interior do Rio Grande do Sul - Brasil", cujos dados foram colhidos no próprio IFFar - campus São Borja. A respectiva pesquisa faz parte de um estudo-piloto desenvolvido pelo Professor Victor Hugo, em seu doutorado em Educação, na PUCRS, sendo coorientado pela Professora Miriam Lacerda.