Página inicial > São Borja > Cultura Espanhola no Restaurante Universitário
Notícias São Borja

Cultura Espanhola no Restaurante Universitário

Publicado em Segunda, 30 de Mai de 2016, 11h15 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Cultura Espanhola foi tema da 2ª edição do Projeto Alimentando-se com Cultura. Estudantes puderam conhecer mais e saborear um pouco da gastronomia castelhana.

No dia 24 de maio, última terça-feira, ocorreu a 2ª edição do Projeto “Alimentando-se com Cultura”. A atividade que tem por finalidade proporcionar aos estudantes que fazem refeições no restaurante universitário, um contato com as culturas influentes de São Borja através da Gastronomia, apresentou como tema na 2ª edição a "Cultura Espanhola". Os alunos foram recepcionados para o almoço em um ambiente agradável e decorado e com apresentações audiovisuais de danças típicas espanholas. O prato do dia ficou por conta da "Lentilha Espanhola", e os estudantes puderam conhecer e saborear um pouco da gastronomia castelhana.

Nas mesas, prismas com aspectos culturais da cultura espanhola levaram aos alunos conhecimentos sobre um povo tão influente na formação histórica e sociopolítica do município. Um costume comum deixado pelos colonizadores espanhóis e que ainda hoje é vivenciado no cotidiano da população da cidade é a “siesta”. O costume de tirar um cochilo após o almoço ainda é comum no país europeu. Nas cidades do interior, os espanhóis costumam parar de duas a três horas para dormir após o almoço. Neste período, grande parte dos estabelecimentos comerciais ficam fechados, comprovando assim, que nós são-borjenses temos muito em comum com os espanhóis e nem percebemos. Além disso, nossa vizinha cidade de Santo Tomé, na Argentina, fortemente influenciada pela cultura espanhola, ainda conserva bem este costume herdado dos espanhóis, pois em Santo Tomé, o comércio só abre suas portas depois da "siesta", em torno das 15h30, 16 horas.

Para o mês de junho, a cultura portuguesa será o tema da 3ª Edição do Alimentando-se com Cultura. No Campus São Borja a atividade que é promovida pelas alunas de Relações Públicas, da Unipampa, Raquel Marques e Livia Cabreira, que realizam junto a Assessoria de Comunicação do Campus, atividades curriculares de graduação, tem a parceria da Assistência Estudantil através da Nutricionista Liziane Vargas e apoio da empresa Terraço Alimentos, responsável pela gestão do R.U, por meio da Gerente Alessandra Gomes (Nutricionista), que topou inserir um alimento típico no cardápio do R.U, no dia de realização da atividade.