Página inicial > Santo Augusto > Pesquisadores do IFFar – Campus Santo Augusto participam de Dia de Campo sobre Batata-Doce e Mandioca
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 22 de Junho de 2018, 15h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Com o objetivo de proporcionar informações qualificadas sobre o cultivo de alimentos, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) realizou na tarde de ontem, 21 de junho, Dia de Campo com a temática: Cultivo e aproveitamento da Batata-Doce e da Mandioca. O IFFar – Campus Santo Augusto foi parceiro na realização do evento, juntamente com a Emater, Embrapa, Unijui e Arede (Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa).

Os participantes puderam participar de cinco estações de trabalho sobre diferentes aspectos da cadeia produtiva: Cultivares de batata-doce biofortificadas (Alberi Noronha e Apes Roberto Falcão Perera, da Embrapa); Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca (Cláudio Cesar Porazzi, da Unijuí), Gilberto Bertollini, da Emater e José Ernani Schwengber, da Embrapa; Processamento e pós-colheita de batata-doce e mandioca (Joseana Severo do IFFar – Campus Santo Augusto e Raul Vicenzi da Unijuí); Batata-doce e mandioca na alimentação (Cláudia Nunes, Daiana Tavares, Isabel de Souza e Sabrina Alves da Emater, Maristela Busnello da Unijuí; Agroindústria familiar, mercado, comercialização e certificação (Abel Toquetto, Erni Breintenbach e Renato Silva da Emater, Ademir do Amaral da AREDE e Rede Ecovida – Núcleo Missões e Rosbert Bem-hur Schneider, agricultor.

O IFFar – Campus Santo Augusto foi representado no evento pelas professoras e pesquisadoras, Drª. Joseana Severo e Drª. Melissa dos Santos Oliveira e também pelos alunos do curso superior de Tecnologia em Alimentos e bolsistas de pesquisa, Felipe dos Santos e Lucas Nachtigal.

Segundo a professora Joseana Severo, que ministrou a estação sobre Processamento e pós-colheita de batata-doce e mandioca, juntamente com o professor Dr. Raul Vincenzi, batata-doce e mandioca  são alimentos com excelentes fontes nutricionais, que fazem parte da alimentação dos brasileiros, por isso é importante pesquisar sobre novos cultivares e formas de uso, como forma de se promover e incentivar o consumo desses alimentos.