Página inicial > Santo Augusto > Servidor lança livro sobre Arquitetura para tratamento de dados não estruturados
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Analista de Tecnologia da Informação do IFFar – Campus Santo Augusto, Ms. Giovani Felipe Jahn, lançou essa semana o livro “Arquitetura para tratamento de dados não estruturados”.

Livro Giovani 1

Segundo Giovani, uma das tendências para resolver os diversos problemas e desafios gerados pelo contexto do Big Data (gerenciar e analisar grandes volumes de dados de diversas fontes) é o movimento denominado NoSQL (Not only SQL). O que também impulsiona a criação de sistemas de tratamento de dados NoSQL é a sua inferência a dados complexos, semiestruturados ou não estruturados.

Dados não estruturados são quaisquer dados dispostos sem regra e apresentados como aparecem em qualquer meio computacional ou de rede. Exemplos são:Documentos, Logs de erro, Imagens, Vídeos, E-mails, Post em redes sociais (a análise de sentimento), Dados retirados da internet – blogs, Dados de sensores, Dados não relacionais, etc.

O livro objetiva criar e apresentar uma arquitetura de referência para tratamento de dados não estruturados, inerentes à realidade dos institutos federais de educação, para que possam prover análise sobre dados oriundos das diversas fontes citadas, ou de qualquer dispositivo conectado.

A publicação é resultado da dissertação de mestrado em Ciências da Computação, concluído por Giovani em 2017, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), orientado pelo professor Dr. Vinicius C. Garcia.

giovani

O livro está disponível para compra no site abaixo: