Página inicial > Santo Augusto > Professora defende tese de doutorado
Notícias Santo Augusto

Professora defende tese de doutorado

Publicado em Segunda, 07 de Mai de 2018, 11h32 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Marileia Gollo de Moraes defendeu, no dia 11 de abril, sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Unijui.

O trabalho intitulado “Mulheres analfabetas e inscrições de suas heranças: aproximações e distanciamentos na educação de suas filhas”, foi avaliado pela banca composta pela orientadora, professora Drª. Maria Simone Vione Schwengber e pelos avaliadores, Drª. Noeli Valentina Weschenfelder (UNIJUI), Drª. Maria Regina Johann (UNIJUI), Hedi Maria Luf (UNIJUI), Drª. Calinca Jordânia Pergher (IFFar) e Drª. Tania dos Santos Andrade (UFRGS).

Segundo Marileia a tese analisa como as mulheres, pouco ou não escolarizadas, que se declaram analfabetas, se inscrevem e inscrevem suas heranças no contexto da sociedade grafocêntrica. Compreende o que se aproxima e o que se distancia na trajetória de vida dessas mulheres em relação à educação das suas filhas. Operou-se metodologicamente na análise do discurso na perspectiva dos enunciados, com inspiração nos princípios da arqueologia e genealogia de Foucault, produzida a partir de entrevistas-narrativas. Essa pesquisa, num primeiro movimento, discute as dimensões da “dívida educacional”, trata o analfabetismo como herança educativa e traz sete mulheres egressas do Programa Mulheres Mil como foco de análise.

Marileia destaca a presença de colegas servidores do IFFar - Campus Santo Augusto durante a defesa, momento em que expressou sua gratidão a todos e todas que fizeram parte dessa trajetória: professora orientadora, familiares, colegas de orientação, de trabalho e amigos.

IMG 20180411 WA0011IMG 20180412 WA0010