Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam o Parque Estadual do Turvo
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h10 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No último domingo, dia 22 de abril, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, acompanhados por professores e servidores, realizaram uma visita Técnica ao Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas/RS.

Segundo a coordenadora do curso, professora Clarissa Ricalde Gervásio, a visitação ao Parque Estadual do Turvo é uma ação estratégica de aprendizagem e uma dinâmica de educação ambiental. “O objetivo da atividade foi observar e conhecer a biodiversidade local de flora e fauna, percebendo a interdependência existente entre os componentes do meio ambiente”.

Entre as atividades realizadas, o grupo assistiu a uma palestra sobre a biodiversidade do local e os desafios da conservação, ministrada por profissionais do Parque, também puderam conhecer a Mostra de Biodiversidade e Educação Ambiental. Os visitantes realizaram ainda trilhas ecológicas, discutiram a respeito da biodiversidade da região, fizeram registros fotográficos e filmagens para fins de compilação e produção de material de estudo.

Na oportunidade, os professores Cassia Enéas, Eleonir Diniz, Fernando Pasini e Clarissa Gervásio e os alunos do curso produziram registros e gravaram entrevistas que farão parte de um documentário sobre o Bioma Mata Atlântica. O professor Fernando Pasini, que tem desenvolvido trabalhos no Parque, discutiu com os alunos dados importantes de estudos científicos e reflexões sobre os impactos ambientais locais.

Para a professora Clarissa, a visitação em unidades de conservação permite aos estudantes adquirir conhecimento sobre fauna e flora do bioma no qual estão inseridos, que podem ser relacionados aos conteúdos estudados no curso.  “Essas atividades práticas permitem um processo de reconhecimento de valores e desenvolvimento de habilidade e atitudes em relação ao meio ambiente, propiciando à prática de tomada de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida”, destaca a professora.