Página inicial > Santo Augusto > IFFar - Campus Santo Augusto inicia projeto de Espanhol e Inglês para crianças da comunidade
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 22 de Março de 2018, 17h48 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os professores do IFFar - Campus Santo Augusto, Miquela Piaia e Edevandro Sabino, iniciaram no dia 21 de março, as atividades do Projeto de Extensão “Espanhol e Inglês para crianças da comunidade de Santo Augusto”. Os alunos atendidos são crianças que cursam os 2º anos e 3º anos do Ensino Fundamental I das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São João e Antônio Liberato e da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto, sendo mais de 150 estudantes beneficiados.

O projeto visa oportunizar a oferta de ensino de língua espanhola e inglesa para crianças do Ensino Fundamental, oriundas de escolas públicas da cidade, através de um trabalho em conjunto com alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus Santo Augusto.

No Brasil, a oferta das línguas estrangeiras para as séries iniciais do Ensino Fundamental acontece apenas em escolas privadas, o que limita o acesso ao ensino. Foi pensando nisso, que a professora Miquela teve a ideia do projeto em 2015, desde lá, quase 300 crianças já foram atendidas.

As atividades desenvolvidas são elaboradas pelos professores Miquela e Edevandro e pelos alunos voluntários dos Cursos Técnicos Integrados de Administração e Alimentos (Caroline Scherer, Gabrieli Martins de Oliveira, Laura Hahn, Liandra Cardoso, Micheli Neukamp e Mônica Ferri), visando estimular o uso da linguagem para expressar ideias, apropriando-se de vocabulário básico, articulando as estruturas essenciais da língua, a partir de palavras relacionadas à realidade dos alunos; e desenvolver a pronúncia, entonação, ritmo e fluência.

Até novembro, uma vez por mês, os alunos se deslocarão até as dependências do IFFar - Campus Santo Augusto, onde passarão toda a tarde envolvidos com atividades diversas, com foco na aprendizagem da língua estrangeira em estudo, buscando ofertar uma educação bilíngue/multilíngue às crianças, que permita que tenham igualdade de oportunidades para se inserirem na sociedade. Os resultados esperados são a inserção das crianças em uma nova realidade, possibilitando crescimento pessoal e intelectual.

Confira o Cronograma de visita das Escolas:

Cronograma de Atividades 2018 1