Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão ensina Lutas para alunos de escola municipal
Notícias Santo Augusto

Projeto de Extensão ensina Lutas para alunos de escola municipal

Publicado em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 16h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Começou na tarde de ontem, dia 30 de agosto, no IFFar – Campus Santo Augusto, as atividades do projeto de Extensão “Iniciação a prática das lutas no ensino fundamental”, desenvolvido com alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, de Santo Augusto.

DSC 0131

Segundo o coordenador do projeto, o professor de educação física Cleiton Silva Correa, as atividades visam proporcionar aos professores e alunos, momentos de estudo, reflexão, discussão e trocas de experiência com a finalidade de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, através de atividades lúdicas que oportunizem a criança vivencias motoras nas diferentes modalidades desportivas individuais e também oportunizar situações que motivem a criança a se relacionar com colegas da própria equipe, da equipe adversária, e treinadores. Os treinamentos serão realizados todas as quartas-feiras à tarde, no ginásio do IFFar - Campus Santo Augusto.

O projeto conta com o apoio dos alunos Jean Gabriel Bordin Padilha, Julian Cavalini da Rosa França e Pedro Gabriel Weisheimer Ribeiro, do curso técnico em informática e Aureo Vinicius Duarte Antônio Rocha, da Licenciatura em Computação, os quais são bolsistas e auxiliam o professor Cleiton nos treinamentos.

Paralelamente ao projeto de extensão, o professor Cleiton também desenvolve desde o ano passado, um projeto de ensino de Lutas, que contempla um grupo de 15 alunos dos cursos técnicos do IFFar – Campus Santo Augusto, os quais treinam todos os dias no intervalo do meio-dia. O grupo já participou de diversas competições representando a instituição.

As pessoas que não conhecem o esporte de lutas ainda tem preconceito quanto a modalidade, por acreditarem ser muito violento, mas para o professor Cleiton, “quando se trabalha lutas e técnicas de combate, dentro de um esporte que tem regras, graduações e pesos definidos, ou seja, não existe desigualdade, pelo contrário, a pessoa pratica lutas e consegue aumentar sua autoestima e seu autocontrole, e vai pensar duas vezes antes de agredir alguém”. O professor também explica que os participantes tanto do projeto de ensino, quanto do projeto de extensão, não tem nenhum custo, para participar das atividades, sendo os projetos totalmente custeados pela instituição.

DSC 0098